Muito se debate sobre meio ambiente e sustentabilidade, as graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água, a falta de chuva em algumas regiões e o excesso em outras e a destruição dos mananciais. Se constata então, da necessidade e urgência de uma mudança de comportamento.
Segundo Cláudio José Ferreira, pesquisador do Instituto Geológico, há registros de inundações e deslizamentos desde a época do descobrimento no Brasil.
As inundações e desabamentos são consequências direta das chuvas, mas o problema não é apenas meteorológico. É humano. A sustentabilidade do meio ambiente está ameaçada.
Há muito tempo pesquisadores e entidades não governamentais chamam à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente à sua volta e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações.
AÇÕES SUSTENTÁVEIS NO COMBATE ÀS CAUSAS DAS ENCHENTES:
- o planejamento urbano - articulação entre o governo federal, estadual e municipal para prevenção, combate, e mapeamento de risco de tragédias e divisão da responsabilidade entre diferentes níveis de governo;
- a preservação da mata ciliar dos rios;
- a desocupação humana das áreas de várzeas e o reflorestamento das encostas;
- medidas estruturais de ampliação da capacidade da vazão dos cursos d’água;
- descarte do lixo e entulho
Precisamos começar a entender que o mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão entenda que tudo o que ele faz ou fará gera um impacto no meio ambiente que o cerca e que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade, garantirá uma vida melhor e mais satisfatória, a um preço que não seja com o pagamento de vidas humanas.
Referências:
http://www.nadiamarques.adv.br/site//products/MEIO-AMBIENTE,-SUSTENTABILIDADE-E-AS-ENCHENTES-QUE-AVASSALAM-O-PA%CDS.html
0 comments: