EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

O que é Eixo? Eixo   é uma linha reta (imaginária ou real) que atravessa o centro de um corpo e em torno da qual esse corpo executa (ou...

O que é EIXO ?


O que é Eixo?

Eixo é uma linha reta (imaginária ou real) que atravessa o centro de um corpo e em torno da qual esse corpo executa (ou pode executar) movimentos de rotação. Um exemplo é o eixo terrestre, a linha imaginária que cruza o centro da Terra. O planeta gira em torno desse eixo, cujos extremos são os polos.

O eixo é uma linha central que divide um plano longitudinalmente. É uma linha que divide ao meio algumas figuras geométricas.

Em Mecânica, eixo é a peça de madeira ou metal, em cujas extremidades giram as rodas de um carro ou de uma máquina.

No sentido figurado, eixo é o ponto principal de um acontecimento, o ponto mais importante, o centro, a essência.

Na Segunda Guerra Mundial, as Potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) foram derrotadas pelos Aliados, formados pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética.

O termo eixo pode receber diversos sentidos, por exemplo:

- Por nos eixos: por em ordem algum assunto ou endireitar a conduta de alguém.

- Fora dos eixos: descontrolado, que não está no estado normal. 

- Sair dos eixos: não seguir as normas, apresentar um comportamento desequilibrado. 

- Entrar nos eixos: voltar ao normal, mostrando um comportamento de acordo com as regras.

EIXOS COGNITIVOS
 (comuns a todas as áreas de conhecimento)

 I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situaçõesproblema.

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural





0 comments: