ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES DE SUGESTÕES E AVALIAÇÃO DO PP 2015. TODOS DEVEM PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO PP 2015, ACRESCENTANDO OU SUBS...
PROJETOS QUE FORAM VIVENCIADOS
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES DE SUGESTÕES E AVALIAÇÃO DO PP 2015.
TODOS DEVEM PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO PP 2015, ACRESCENTANDO OU SUBSTITUINDO PROJETOS, METAS, AVALIAÇÃO E DEMAIS PONTOS DO PP 2014
PROJETOS VIVENCIADOS NA ESCOLA
*Projeto: Leitura para Vida - Expoleitura
Justificativa: A realização desse
projeto é uma ação de incentivo a prática e eventos de leitura tendo como
justificativa as deficiências dos alunos em relação à leitura e a formação de
leitores uma vez que a leitura é pressuposto básico para o bom desempenho do
aluno em qualquer área do conhecimento.
*Projeto Minha Escola
Sustentável – Educação Ambiental como mudança de atitude dos Estudantes da
Escola Saturnino de Brito.
Justificativa: A Educação Ambiental, enquanto
processo educativo por meio do qual o educador constrói valores sociais,
adquire conhecimento e toma atitudes voltadas à manutenção do meio ambiente,
ecologicamente equilibrado, contribui fortemente para a formação da cidadania
sócio-ambiental e para adoção de novos comportamentos do educando em relação ao
meio ambiente. Nesse contexto implementar o processo de educação ambiental na
escola. Promover a integração entre todos os seguimentos, contemplando todas as
áreas do conhecimento, incorporando um panorama crítico das ciências, de acordo
com uma visão contextualizada e holística.
*Projeto Vida
Justificativa:
Este projeto visa despertar talentos, integrando os alunos, no meio social-cultural
resgatando a autoestima, através da música. Tem como meta principal o resgate
de vidas, de pessoas que por uma situação incestuosa, tenham se envolvidas com
práticas viciadoras trazendo em si o equilíbrio: Física, emocional e
espiritual.
Projeto: Vivenciando a Leitura na Biblioteca Escolar Aderbal
Jurema
Justificativa: Como parte integrante do projeto pedagógico e da
educação no geral a biblioteca
Escolar é o veiculo de apoio na ampliação de conhecimentos e se propõe a uma
ação compartilhada visando uma integração de auxilio didático-pedagógico e
também a interação entre leitores, criando momentos de leitura individual e em
pequenos grupos e organizando um Sarau Literário, bimestralmente, programado
pela Coordenadora da Biblioteca e Professores de apoio, para cada estudante ler
ou declamar um texto de um livro da biblioteca.
* Projeto: Olhar sobre Pernambuco indígena
Justificativa: Na última
década, a historiografia brasileira reviu seus conceitos sobre os povos
indígenas do nordeste, passando a abordar os remanescentes indígenas – até
então reconhecidos pejorativamente como apenas caboclos destituídos de traços
culturais externos (língua e costumes tradicionais) – como índios misturados,
que com suas particularidades culturais permaneciam lutando pelo direito às
suas terras imemoriais e às suas identidades étnicas. Apesar de apresentar uma
das maiores populações indígenas do país, a sociedade do estado de Pernambuco
quase desconhece a existência desses grupos étnicos, e os descaminhos da sua
histórica de resistência marcada por violências, perseguições e usurpações
territoriais. É de extrema importância aprofundar o olhar dos estudantes sobre
a realidade dos povos indígenas do Nordeste, a fim de uma compreensão
sócio-histórica mais justa para com os fatos históricos e as reivindicações
dessas comunidades.
Objetivo geral: A escola pública, portanto, faz-se um
instrumento oportuno nesse intercâmbio entre as comunidades indígenas e os
estudantes de escola pública, visando não só a divulgação dos direitos indígenas
em meio à sociedade não indígena; o contato com culturas diferenciadas; mas,
principalmente, a participação dos referidos estudantes em ações proativas em
favor da luta indígena.
O referido projeto será voltado para
o 2º (segundo) ano do Ensino Médio, onde o componente curricular de história a
partir do segundo semestre estará trabalhando conteúdos relacionados aos povos
indígenas – como a invasão e colonização da América pelos europeus. Já com
relação à disciplina de sociologia, o aprofundamento no reconhecimento da
realidade indígena de Pernambuco ajudará os estudantes na compreensão do
conteúdo: Movimentos Sociais. Neste caso, sendo o movimento indígena do
Nordeste escolhido como tema para ser tratado mais de perto pelos estudantes.
Ainda dentro das atividades ligadas à sociologia, os estudantes terão a
oportunidade de exercitar o olhar antropológico na visita a campo que fizerem
ao território de um povo indígena do estado, direcionando o registro deste
encontro com imagens e entrevistas direcionadas.
Para o componente curricular de
geografia, a atividade de visita de campo a um povo indígena de Pernambuco será
um momento de descoberta de uma paisagem totalmente nova para a maioria dos
estudantes.
Os participantes terão a oportunidade
de conferir ao longo do caminho da rodovia, a formação geomorfológica do relevo
da região do agreste de Pernambuco, e verificar nas formações da Serra do
Ororubá (no município de Pesqueira) – no território do povo Xukuru – as marcas
do tempo e do homem na cena geográfica.
Blogger: escolasaturninodebrito10@blogspot.com.br
Justificativa: Ferramenta do mundo virtual, o
blog é eficaz para compartilhar as ações pedagógicas, sendo útil para a equipe gestora
divulgar o projeto político-pedagógico, cotidiano escolar, informações e
temáticas sobre a educação, ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em
sala de aula, a produção dos estudantes, além do mais, divulgar atividades
desenvolvidas na escola, além de interagir com outras instituições.
LABORAH - Laboratório de História, Filosofia e Ciências
Humanas
Justificativa: Para que o aluno exerça sua cidadania é necessário que seja
aguçado “o pensar humano” e desenvolver “o espírito crítico”, debruçar-se
“sobre a ciência” analisando as situações diversas na política, na ética e na sociedade que está inserido, “levando o
aluno a questionar o mundo em que se encontra, transformando assim a sua
realidade histórica”.
Objetivo Geral:
1.
Reunir
semanalmente para discutir temas filosóficos e Temáticas Legais tais como: Combate
e Prevenção ao “Bullying”, Estatuto da Criança e Adolescentes, Estatuto do
Idoso, Símbolos e Hino Nacional, Cultura afrobrasileira e Indígena, Informação,
Combate, Prevenção e Consequências sobre Drogas Ilegais e Entorpecentes;
2.
Oganizar
arquivos virtuais históricos, geográficos, filosóficos e antropológicos;
3.
Apresentar
periodicamente os resultados de trabalhos realizados à comunidade;
4.
Organizar
um “fanzine” e um “blog”;
5.
Elaborar
e organizar um acervo histórico e antropológico da escola.
COMEMORAÇÕES VIVENCIADAS
Dia da Criança;
Páscoa (semana santa);
Festa Junina (são joão);
Dia das Mães;
Dia do Estudante;
Dia do Folclore;
Semana do Meio Ambiente
Semana da Conciência Negra.
CONVÊNIO / PARCERIA
CIEE – Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
Oferece estágio de Estudantes da Instituição de Ensino junta
à instituição de Cedente, o qual, obrigatório ou não o dever ser de interesse
curricular e pedagogicamente útil, entendido o estágio como estratégia de
profissionalização ou de preparação básica para o trabalho “a promoção da
integração ao mercado” e a formação para o trabalho “.
ABRE – Associação Brasileira de Estágios;
IEL – Instituto de Engenharia Legal.
NEL - Núcleo de Estudos de Línguas
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS: Clube da terceira idade; Igrejas.
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About author: EREM SATURNINO DE BRITO
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Uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar.
ResponderExcluirUma proposta pedagógica é construída no caminho, no caminhar.
Toda proposta contém uma aposta.
Nasce de uma realidade que pergunta
e é também busca de uma resposta. "
Sônia Kramer
A Proposta Pedagógica da Escola Estadual Saturnino de Brito esta pautada – LDB 9.396/96, na Constituição Brasileira, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do disposto e PCNs e os Parâmetros Curriculares da Educação Básica do Estado de Pernambuco.
Este projeto é uma ação articulada ao Projeto Político Pedagógico da escola cuja ação visa consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiências sociais e culturais dos estudantes e ajudá-los a vencer obstáculos em sua aprendizagem, favorecendo o sucesso dos estudantes e da escola.
A proposta de trabalho deve propor ações e discutir assuntos relevantes que vise garantir a superação de dificuldades nas diversas áreas e especificamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do ensino fundamental e médio.
ResponderExcluirA mudança faz-se necessária transformar a escola e a sala de aula, desenvolvendo uma proposta de acompanhamento educacional. Em fim, o sucesso do estudante, e o nosso maior desafio, reverter os resultados que mensuram o conhecimento e conseqüentemente a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico.
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ResponderExcluirCONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ResponderExcluir• Sócio - construtivismo (Vygotski)
• A neurociência (Plasticidade cerebral) - Educação + Psicologia + Biologia.
OBJETIVO GERAL
• Oferecer sugestões e subsídios, como contribuição para que se desenvolva um trabalho de apoio pedagógico aos professores e aos estudantes com dificuldades de aprendizagem, visando incentivar seu desempenho e a melhorar sua auto-estima, e que o aprender se torne algo significativo, prazeroso, com sabor de conquista.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Melhorar os índices dos estudantes nas avaliações internas e externas (Prova Brasil, Saepe, ENEM e outros);
• Possibilitar ao estudante a aquisição de habilidades e de competências essências à construção de leitura, escrita e conhecimentos lógico-matemático.
• Promover acompanhamento educacional, através de alternativas pedagógicas de intervenções em sala de aula;
• Promover formação continuada e aprimoramento da prática pedagógica de todos os professores;
• Oportunizar aos professores o conhecimento de novas estratégias de atuação e de adequá-las á sala de aula;
• Motivar a participação dos estudantes nas avaliações externas (Prova Brasil, Saepe, ENEM, Olimpíadas de Matemática, Olimpíadas de língua portuguesa, jogos digitais, pesquisas científicas, concursos e outros.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as áreas do conhecimento, com enfoque em Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental e do ensino médio.
METODOLOGIA
ResponderExcluirA proposta da pedagogia de projetos de trabalhos em sala de aula permite ao professor e ao estudante uma interação maior uma comunicação dialógica onde ambos participam expressando sua opinião abrindo caminhos facilitando a interdisciplinaridade entre ás áreas de conhecimentos, relacionadas a proposta de trabalho.
Em busca de novas metodologias que contribua na superação das debilidades e diminuindo as diferenças sociais conectando ao mundo globalizado com a utilização de ferramenta tecnológica nas aulas facilitando a interdisciplinaridade.
Integrar as tecnologias como apoio na sala de aula é desafiador, o educador necessita buscar ferramentas eletrônicas para atender a necessidade e a curiosidade dos estudantes, são imprescindíveis as competências e atitudes para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo, possibilitando criar, recriar, enriquecendo o processo.
A educação assume a função de ponte entre a escola e esse universo de tecnologias da informação, sendo ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade. Desafio porque invade nosso cotidiano e exige que nos atualizemos. Mudar e adapta-se rapidamente ás mudanças é questão de sobrevivência e oportunidade, no sentido que o conhecimento é a base da educação, influenciando e determinando o nosso desenvolvimento. Dowber(2001).
O uso orientado do computador, nas atividades de ensino e aprendizagem com a criação do blog gestor e dos blogs das disciplinas com orientações pedagógicas e os endereços eletrônicos das turmas para uma maior integração entre as disciplinas, a troca de conhecimentos facilitando a comunicação e as atividades de ensino.
AVALIAÇÃO
ResponderExcluirA avaliação pressupõe a lógica de um processo de organização de ensino, relacionada com a aprendizagem do estudante e com desempenho de toda escola, a partir disso, é possível reorientar a prática pedagógica, compreender as causas e propor soluções. A avaliação significativa deverá contemplar os segmentos, dimensões básicas:
O desempenho escolar dos estudantes será feita de forma contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do processo e ao mesmo tempo deverá fornecer subsídios para aproveitamento de estudos, apontar a necessidade de estudos de recuperação paralela e aferir a qualidade e a eficiência dos processos de ensino aprendizagem utilizados pela Escola.
A cada bimestre de ensino deverá ser criteriosamente planejado pelos educadores, de modo que fiquem registrados: o objetivo geral do bimestre;
- os objetivos específicos que explicitem as habilidades e as competências necessárias para a realização da atividade ou do bimestre de ensino;
- os conteúdos a serem desenvolvidos sistematizados;
- as estratégias de ensino;
- as estratégias e os critérios de avaliação.
Tal procedimento pressupõe uma avaliação baseada em objetivos e critérios, e a necessidade de apresentá-los ao estudante, a fim de que ele saiba como acontecerá.".
No ensino com base nas habilidades que conseqüentemente leva as competências podemos afirmar que para o desenvolvimento de capacidades que levem ao domínio de competências, a ênfase dos processos de ensino e de aprendizagem deve recair sobre situações-problema, projeto, pesquisa, estudos de caso entre outros, todos eles considerando o contexto sociocultural. Para isso a interdisciplinaridade deve ser o fio condutor para o desenvolvimento das competências do perfil estudante que desejamos.
O docente necessita planejar o ensino, de modo que fique explicitado claramente que as situações de aprendizagem a serem trabalhadas pelo estudante contemplam os fundamentos técnicos e científicos ou capacidades que integram cada um dos bimestres explícitos nos Orientações Teóricas Metodológicas(OTMs), nos Parâmetros Currículos (PCNs).
Para a realização da avaliação de aprendizagem temos a seqüência:
- definir situações de avaliação,
- indicadores e critérios de avaliação,
- selecionar instrumentos, técnicas ou estratégias de avaliação,
- planejar a construção de instrumentos de avaliação,
- registrar resultados das avaliações e sugestão para a apresentação do
resultado avaliativos.
O QUE FAREMOS PARA ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO ?
ResponderExcluirESTRATÉGIAS
Eficiência na aprendizagem
Relação de parceria
Utilização dos resultados das avaliações internas e externas
Gestão democrática
Gestão de aprendizagem
Gestão de sala de aula
METAS
ResponderExcluirFocar o ensino na aprendizagem das habilidades e competências.
O foco e envolver a família para o alcance das metas de aprendizagem.
Focar na avaliação da aprendizagem utilizando os resultados externos e internos.
Foco nos valores humanos, na cultura de paz e na sustentabilidade.
Garantir a efetivação do PP e conseqüentemente do Projeto de intervenção pedagógica.
AÇÕES
ResponderExcluirEncontros entre os segmentos da escola, projetos de trabalho com interfaces nas disciplinas, planejamento de ensino, seqüência dos conteúdos.
Um maior nº de pais envolvidos com os a escola e seus projetos.
Participação de pais nas reuniões da escola e conseqüentemente no acompanhamento da aprendizagem dos filhos.
Será o ponto de partida para orientar e replanejar o trabalho pedagógico, após a análise dos resultados que visam à efetivação da aprendizagem;
Após as intervenções necessárias, será realizada a avaliação paralela a fim de superação das dificuldades da aprendizagem.
Garantir o percentual de 100% participação dos estudantes nas avaliações externas;
A formação de uma cultura de respeito á dignidade humana, através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.(BENEVIDES,2010).
O comprometimento de todos na execução da proposta pedagógica.
REFERÊNCIAS
ResponderExcluirRelvas, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. Wak Ed, 2009.
Herculano-Houzel, Suzana. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Vieira & Lent, 2005.
Weisz, Telma, and Ana Sanchez. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Editora Atica, 1999..
Fusari, José Cerchi. "A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar." A autonomia ea qualidade do ensino na escola pública/Abel S. Borges...[et al.] São Paulo, FDE. Série Idéias 16 (1992): 69-77.
Schlemmer, Eliane, and L. da C. Fagundes. "Uma proposta para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem na sociedade em rede." Informática na educação: teoria e prática 4.2 (2001): 25-36.
MÉDIO, ENSINO FUNDAMENTAL E. Projeto político-pedagógico. Ed. UFPR, 2005.
Klein, Lígia Regina, and Concepção de Educação. "Fundamentos para uma proposta pedagógica." Município de Campo Largo (2007).
Zabala, Antoni, and Ernani F. da F. Rosa. A prática educativa: como ensinar. Artmed, 1998.
Fusari, José Cerchi. "O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas." Série Idéias 8 (1990): 44-53.
https://sementecabocla.files.wordpress.com/2014/12/roda_pessoas.jpg
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