EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES DE SUGESTÕES E AVALIAÇÃO DO PP 2015. TODOS DEVEM PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO PP 2015, ACRESCENTANDO OU SUBS...

PROJETOS QUE FORAM VIVENCIADOS


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES DE SUGESTÕES E AVALIAÇÃO DO PP 2015.
TODOS DEVEM PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO PP 2015, ACRESCENTANDO OU SUBSTITUINDO PROJETOS, METAS,  AVALIAÇÃO E DEMAIS PONTOS DO PP 2014


PROJETOS VIVENCIADOS NA ESCOLA
*Projeto: Leitura para Vida - Expoleitura
                Justificativa: A realização desse projeto é uma ação de incentivo a prática e eventos de leitura tendo como justificativa as deficiências dos alunos em relação à leitura e a formação de leitores uma vez que a leitura é pressuposto básico para o bom desempenho do aluno em qualquer área do conhecimento.
          
*Projeto Minha Escola Sustentável – Educação Ambiental como mudança de atitude dos Estudantes da Escola Saturnino de Brito.
Justificativa: A Educação Ambiental, enquanto processo educativo por meio do qual o educador constrói valores sociais, adquire conhecimento e toma atitudes voltadas à manutenção do meio ambiente, ecologicamente equilibrado, contribui fortemente para a formação da cidadania sócio-ambiental e para adoção de novos comportamentos do educando em relação ao meio ambiente. Nesse contexto implementar o processo de educação ambiental na escola. Promover a integração entre todos os seguimentos, contemplando todas as áreas do conhecimento, incorporando um panorama crítico das ciências, de acordo com uma visão contextualizada e holística.           

*Projeto Vida
            Justificativa: Este projeto visa despertar talentos, integrando os alunos, no meio social-cultural resgatando a autoestima, através da música. Tem como meta principal o resgate de vidas, de pessoas que por uma situação incestuosa, tenham se envolvidas com práticas viciadoras trazendo em si o equilíbrio: Física, emocional e espiritual.

Projeto: Vivenciando a Leitura na Biblioteca Escolar Aderbal Jurema
            Justificativa: Como parte integrante do projeto pedagógico e da educação no geral a biblioteca Escolar é o veiculo de apoio na ampliação de conhecimentos e se propõe a uma ação compartilhada visando uma integração de auxilio didático-pedagógico e também a interação entre leitores, criando momentos de leitura individual e em pequenos grupos e organizando um Sarau Literário, bimestralmente, programado pela Coordenadora da Biblioteca e Professores de apoio, para cada estudante ler ou declamar um texto de um livro da biblioteca.

* Projeto: Olhar sobre Pernambuco indígena
Justificativa: Na última década, a historiografia brasileira reviu seus conceitos sobre os povos indígenas do nordeste, passando a abordar os remanescentes indígenas – até então reconhecidos pejorativamente como apenas caboclos destituídos de traços culturais externos (língua e costumes tradicionais) – como índios misturados, que com suas particularidades culturais permaneciam lutando pelo direito às suas terras imemoriais e às suas identidades étnicas. Apesar de apresentar uma das maiores populações indígenas do país, a sociedade do estado de Pernambuco quase desconhece a existência desses grupos étnicos, e os descaminhos da sua histórica de resistência marcada por violências, perseguições e usurpações territoriais. É de extrema importância aprofundar o olhar dos estudantes sobre a realidade dos povos indígenas do Nordeste, a fim de uma compreensão sócio-histórica mais justa para com os fatos históricos e as reivindicações dessas comunidades.
Objetivo geral: A escola pública, portanto, faz-se um instrumento oportuno nesse intercâmbio entre as comunidades indígenas e os estudantes de escola pública, visando não só a divulgação dos direitos indígenas em meio à sociedade não indígena; o contato com culturas diferenciadas; mas, principalmente, a participação dos referidos estudantes em ações proativas em favor da luta indígena.
O referido projeto será voltado para o 2º (segundo) ano do Ensino Médio, onde o componente curricular de história a partir do segundo semestre estará trabalhando conteúdos relacionados aos povos indígenas – como a invasão e colonização da América pelos europeus. Já com relação à disciplina de sociologia, o aprofundamento no reconhecimento da realidade indígena de Pernambuco ajudará os estudantes na compreensão do conteúdo: Movimentos Sociais. Neste caso, sendo o movimento indígena do Nordeste escolhido como tema para ser tratado mais de perto pelos estudantes. Ainda dentro das atividades ligadas à sociologia, os estudantes terão a oportunidade de exercitar o olhar antropológico na visita a campo que fizerem ao território de um povo indígena do estado, direcionando o registro deste encontro com imagens e entrevistas direcionadas.
Para o componente curricular de geografia, a atividade de visita de campo a um povo indígena de Pernambuco será um momento de descoberta de uma paisagem totalmente nova para a maioria dos estudantes.
Os participantes terão a oportunidade de conferir ao longo do caminho da rodovia, a formação geomorfológica do relevo da região do agreste de Pernambuco, e verificar nas formações da Serra do Ororubá (no município de Pesqueira) – no território do povo Xukuru – as marcas do tempo e do homem na cena geográfica.

Blogger: escolasaturninodebrito10@blogspot.com.br
Justificativa: Ferramenta do mundo virtual, o blog é eficaz para compartilhar as ações pedagógicas, sendo útil para a equipe gestora divulgar o projeto político-pedagógico, cotidiano escolar, informações e temáticas sobre a educação, ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula, a produção dos estudantes, além do mais, divulgar atividades desenvolvidas na escola, além de interagir com outras instituições.

LABORAH - Laboratório de História, Filosofia e Ciências Humanas
Justificativa: Para que o aluno exerça sua cidadania é necessário que seja aguçado “o pensar humano” e desenvolver “o espírito crítico”, debruçar-se “sobre a ciência” analisando as situações diversas na política, na ética  e na sociedade que está inserido, “levando o aluno a questionar o mundo em que se encontra, transformando assim a sua realidade histórica”.
Objetivo Geral:
1.      Reunir semanalmente para discutir temas filosóficos e Temáticas Legais tais como: Combate e Prevenção ao “Bullying”, Estatuto da Criança e Adolescentes, Estatuto do Idoso, Símbolos e Hino Nacional, Cultura afrobrasileira e Indígena, Informação, Combate, Prevenção e Consequências sobre Drogas Ilegais e Entorpecentes;
2.      Oganizar arquivos virtuais históricos, geográficos, filosóficos e antropológicos;
3.      Apresentar periodicamente os resultados de trabalhos realizados à comunidade;
4.      Organizar um “fanzine” e um “blog”;
5.      Elaborar e organizar um acervo histórico e antropológico da escola.

COMEMORAÇÕES VIVENCIADAS
Dia da Criança;
Páscoa (semana santa);
Festa Junina (são joão);
Dia das Mães;
Dia do Estudante;
Dia do Folclore;
Semana do Meio Ambiente
Semana da Conciência Negra.

CONVÊNIO / PARCERIA
CIEE – Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
Oferece estágio de Estudantes da Instituição de Ensino junta à instituição de Cedente, o qual, obrigatório ou não o dever ser de interesse curricular e pedagogicamente útil, entendido o estágio como estratégia de profissionalização ou de preparação básica para o trabalho “a promoção da integração ao mercado” e a formação para o trabalho “.
ABRE – Associação Brasileira de Estágios;
IEL – Instituto de Engenharia Legal.
NEL - Núcleo de Estudos de Línguas
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS: Clube da terceira idade; Igrejas.

12 comentários:

  1. Uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar.
    Uma proposta pedagógica é construída no caminho, no caminhar.
    Toda proposta contém uma aposta.
    Nasce de uma realidade que pergunta
    e é também busca de uma resposta. "
    Sônia Kramer

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  2. A Proposta Pedagógica da Escola Estadual Saturnino de Brito esta pautada – LDB 9.396/96, na Constituição Brasileira, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do disposto e PCNs e os Parâmetros Curriculares da Educação Básica do Estado de Pernambuco.
    Este projeto é uma ação articulada ao Projeto Político Pedagógico da escola cuja ação visa consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiências sociais e culturais dos estudantes e ajudá-los a vencer obstáculos em sua aprendizagem, favorecendo o sucesso dos estudantes e da escola.

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  3. A proposta de trabalho deve propor ações e discutir assuntos relevantes que vise garantir a superação de dificuldades nas diversas áreas e especificamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do ensino fundamental e médio.
    A mudança faz-se necessária transformar a escola e a sala de aula, desenvolvendo uma proposta de acompanhamento educacional. Em fim, o sucesso do estudante, e o nosso maior desafio, reverter os resultados que mensuram o conhecimento e conseqüentemente a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico.

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  5. CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
    • Sócio - construtivismo (Vygotski)
    • A neurociência (Plasticidade cerebral) - Educação + Psicologia + Biologia.
    OBJETIVO GERAL
    • Oferecer sugestões e subsídios, como contribuição para que se desenvolva um trabalho de apoio pedagógico aos professores e aos estudantes com dificuldades de aprendizagem, visando incentivar seu desempenho e a melhorar sua auto-estima, e que o aprender se torne algo significativo, prazeroso, com sabor de conquista.
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    • Melhorar os índices dos estudantes nas avaliações internas e externas (Prova Brasil, Saepe, ENEM e outros);
    • Possibilitar ao estudante a aquisição de habilidades e de competências essências à construção de leitura, escrita e conhecimentos lógico-matemático.
    • Promover acompanhamento educacional, através de alternativas pedagógicas de intervenções em sala de aula;
    • Promover formação continuada e aprimoramento da prática pedagógica de todos os professores;
    • Oportunizar aos professores o conhecimento de novas estratégias de atuação e de adequá-las á sala de aula;
    • Motivar a participação dos estudantes nas avaliações externas (Prova Brasil, Saepe, ENEM, Olimpíadas de Matemática, Olimpíadas de língua portuguesa, jogos digitais, pesquisas científicas, concursos e outros.
    DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
    Todas as áreas do conhecimento, com enfoque em Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental e do ensino médio.

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  6. METODOLOGIA
    A proposta da pedagogia de projetos de trabalhos em sala de aula permite ao professor e ao estudante uma interação maior uma comunicação dialógica onde ambos participam expressando sua opinião abrindo caminhos facilitando a interdisciplinaridade entre ás áreas de conhecimentos, relacionadas a proposta de trabalho.
    Em busca de novas metodologias que contribua na superação das debilidades e diminuindo as diferenças sociais conectando ao mundo globalizado com a utilização de ferramenta tecnológica nas aulas facilitando a interdisciplinaridade.
    Integrar as tecnologias como apoio na sala de aula é desafiador, o educador necessita buscar ferramentas eletrônicas para atender a necessidade e a curiosidade dos estudantes, são imprescindíveis as competências e atitudes para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo, possibilitando criar, recriar, enriquecendo o processo.
    A educação assume a função de ponte entre a escola e esse universo de tecnologias da informação, sendo ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade. Desafio porque invade nosso cotidiano e exige que nos atualizemos. Mudar e adapta-se rapidamente ás mudanças é questão de sobrevivência e oportunidade, no sentido que o conhecimento é a base da educação, influenciando e determinando o nosso desenvolvimento. Dowber(2001).
    O uso orientado do computador, nas atividades de ensino e aprendizagem com a criação do blog gestor e dos blogs das disciplinas com orientações pedagógicas e os endereços eletrônicos das turmas para uma maior integração entre as disciplinas, a troca de conhecimentos facilitando a comunicação e as atividades de ensino.

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  7. AVALIAÇÃO
    A avaliação pressupõe a lógica de um processo de organização de ensino, relacionada com a aprendizagem do estudante e com desempenho de toda escola, a partir disso, é possível reorientar a prática pedagógica, compreender as causas e propor soluções. A avaliação significativa deverá contemplar os segmentos, dimensões básicas:
    O desempenho escolar dos estudantes será feita de forma contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do processo e ao mesmo tempo deverá fornecer subsídios para aproveitamento de estudos, apontar a necessidade de estudos de recuperação paralela e aferir a qualidade e a eficiência dos processos de ensino aprendizagem utilizados pela Escola.
    A cada bimestre de ensino deverá ser criteriosamente planejado pelos educadores, de modo que fiquem registrados: o objetivo geral do bimestre;
    - os objetivos específicos que explicitem as habilidades e as competências necessárias para a realização da atividade ou do bimestre de ensino;
    - os conteúdos a serem desenvolvidos sistematizados;
    - as estratégias de ensino;
    - as estratégias e os critérios de avaliação.
    Tal procedimento pressupõe uma avaliação baseada em objetivos e critérios, e a necessidade de apresentá-los ao estudante, a fim de que ele saiba como acontecerá.".
    No ensino com base nas habilidades que conseqüentemente leva as competências podemos afirmar que para o desenvolvimento de capacidades que levem ao domínio de competências, a ênfase dos processos de ensino e de aprendizagem deve recair sobre situações-problema, projeto, pesquisa, estudos de caso entre outros, todos eles considerando o contexto sociocultural. Para isso a interdisciplinaridade deve ser o fio condutor para o desenvolvimento das competências do perfil estudante que desejamos.
    O docente necessita planejar o ensino, de modo que fique explicitado claramente que as situações de aprendizagem a serem trabalhadas pelo estudante contemplam os fundamentos técnicos e científicos ou capacidades que integram cada um dos bimestres explícitos nos Orientações Teóricas Metodológicas(OTMs), nos Parâmetros Currículos (PCNs).
    Para a realização da avaliação de aprendizagem temos a seqüência:
    - definir situações de avaliação,
    - indicadores e critérios de avaliação,
    - selecionar instrumentos, técnicas ou estratégias de avaliação,
    - planejar a construção de instrumentos de avaliação,
    - registrar resultados das avaliações e sugestão para a apresentação do
    resultado avaliativos.

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  8. O QUE FAREMOS PARA ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO ?
    ESTRATÉGIAS
    Eficiência na aprendizagem
    Relação de parceria
    Utilização dos resultados das avaliações internas e externas
    Gestão democrática
    Gestão de aprendizagem
    Gestão de sala de aula

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  9. METAS
    Focar o ensino na aprendizagem das habilidades e competências.
    O foco e envolver a família para o alcance das metas de aprendizagem.
    Focar na avaliação da aprendizagem utilizando os resultados externos e internos.
    Foco nos valores humanos, na cultura de paz e na sustentabilidade.
    Garantir a efetivação do PP e conseqüentemente do Projeto de intervenção pedagógica.

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  10. AÇÕES
    Encontros entre os segmentos da escola, projetos de trabalho com interfaces nas disciplinas, planejamento de ensino, seqüência dos conteúdos.
    Um maior nº de pais envolvidos com os a escola e seus projetos.
    Participação de pais nas reuniões da escola e conseqüentemente no acompanhamento da aprendizagem dos filhos.
    Será o ponto de partida para orientar e replanejar o trabalho pedagógico, após a análise dos resultados que visam à efetivação da aprendizagem;
    Após as intervenções necessárias, será realizada a avaliação paralela a fim de superação das dificuldades da aprendizagem.
    Garantir o percentual de 100% participação dos estudantes nas avaliações externas;
    A formação de uma cultura de respeito á dignidade humana, através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.(BENEVIDES,2010).
    O comprometimento de todos na execução da proposta pedagógica.

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  11. REFERÊNCIAS
    Relvas, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. Wak Ed, 2009.
    Herculano-Houzel, Suzana. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Vieira & Lent, 2005.
    Weisz, Telma, and Ana Sanchez. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Editora Atica, 1999..
    Fusari, José Cerchi. "A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar." A autonomia ea qualidade do ensino na escola pública/Abel S. Borges...[et al.] São Paulo, FDE. Série Idéias 16 (1992): 69-77.
    Schlemmer, Eliane, and L. da C. Fagundes. "Uma proposta para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem na sociedade em rede." Informática na educação: teoria e prática 4.2 (2001): 25-36.
    MÉDIO, ENSINO FUNDAMENTAL E. Projeto político-pedagógico. Ed. UFPR, 2005.
    Klein, Lígia Regina, and Concepção de Educação. "Fundamentos para uma proposta pedagógica." Município de Campo Largo (2007).
    Zabala, Antoni, and Ernani F. da F. Rosa. A prática educativa: como ensinar. Artmed, 1998.
    Fusari, José Cerchi. "O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas." Série Idéias 8 (1990): 44-53.

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    1. https://sementecabocla.files.wordpress.com/2014/12/roda_pessoas.jpg

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