ESTUDANTES PROTAGONISTAS Do grego Proto quer dizer o primeiro, o principal. Agon significa luta. Agonista, lutador. Temos uma lista...
ESTUDANTES PROTAGONISTAS
Do grego Proto quer dizer o primeiro, o principal. Agon significa luta. Agonista, lutador.
Temos uma lista longa de estudantes protagonista, nesta postagem destacamos:
CURSO SUPERIOR EM MEDICINA UFEPE
PROGRAMA GANHE O MUNDO ESPORTIVO - ATLETISMO
Protagonismo
Juvenil: O que é e como praticá-lo
Antonio Carlos
Gomes da Costa
“Tu me dizes,
eu esqueço.
Tu me
ensinas, eu lembro.
Tu me
envolves, eu prendo.”
Benjamim Franklin
www.institutoayrtonsenna.org.br/.../legado-de-antonio-carlos-gomes-da-costa-e-tema-...
CONCEITOS
BÁSICOS: JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E MUDANÇA
1. Qual o grande desafio da
educação nesta reta final de século e de milênio?
·
Segundo Ítalo Gastaldi, o grande desafio da educação nos dias de
hoje reside na questão dos valores, ou seja, na capacidade de as gerações
adultas possibilitarem aos jovens identificar, incorporar e realizar os valores
positivos construídos ao longo da evolução da história humana.
2. Por que esta tarefa tornou-se tão desafiadora e complexa em
nosso tempo?
·
Porque - precisamente agora - estamos vivendo num mundo marcado
por uma série de dinamismos, que, tomados em conjunto, configuram o ingresso da
humanidade numa nova etapa do processo civilizatório.
3. Que dinamismos são esses?
·
No plano econômico, a globalização dos mercados. No plano
tecnológico, o ingresso na era pós-industrial e, no plano sócio-cultural, a
chamada pós-chamada.
(......)
7.
Qual a grande conseqüência social de tudo isso?
·
A
globalização e o ingresso na era pós-industrial podem ter como conseqüência um enorme
crescimento da exclusão social, se a
humanidade não for capaz de conciliar a agenda da transformação produtiva, que
é econômica e técnico-científica, com a agenda da equidade social, que é
essencialmente ético-política. E isto nos faz lembrar das palavras
pre-figuradoras de André Malraux: “O século XXI será ético e espiritual ou não
será.”
8.
E como fica a educação diante de tudo isso?
·
A
educação está desafiada a encarar e vencer esses novos desafios. Ele já não
pode mais reduzir-se apenas à transmissão de conhecimentos, habilidades e
destrezas. Mais do que nunca - como diz Paulo Freire – é preciso que a
pedagogia seja entendida como a teoria que implique os fins e os meios da ação
educativa.
*
E indagar acerca dos fins da educação é perguntar:
*
Que tipo de homem queremos formar?
*
Que tipo de sociedade para cuja construção queremos contribuir com nosso
trabalho educativo?
9. Que tipo de homem queremos formar?
·
Durante essa “era dos extremos”, que foi o século XX, o mundo
capitalista pautou-se por um ideal de homem muito autônomo, porém, pouco
solidário. Enquanto que os países socialistas cultivaram um homem compulsoriamente
solidário e muito pouco autônomo.
·
O desafio de construir um novo horizonte antropológico para a
educação, nesta reta final do século e do milênio, tem levado muitos educadores
a se voltarem para a formação do homem autônomo e solidário, aproveitando, assim,
o melhor dos dois mundos. Os ideais de liberdade do Ocidente e os ideais de
solidariedade, que inspiraram o mundo socialista.
(......)
25. O que é protagonismo juvenil?
·
O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação educativa, é a
criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolver-se
em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de
iniciativa, liberdade e compromisso.
26. De onde vem o termo protagonismo juvenil?
·
Vem do grego Proto quer
dizer o primeiro, o principal. Agon
significa luta. Agonista, lutador. Protagonista, literalmente, quer dizer o
lutador principal. No teatro, o termo passouu a designar os atores que conduzem
a trama, os principais atores. O mesmo ocorrendo também com os personagens de
um romance.
·
No nosso caso, ou seja, no campo da educação, o termo protagonismo
juvenil designa a atuação dos jovens como personagem principal de uma
iniciativa, atividade ou projeto voltado para a solução de problemas reais. O cerne
do protagonismo, portanto, é a participação ativa e construtiva do jovem na
vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla.
27. Toda participação implica em protagonismo por parte do jovem?
·
Não. Existem formas de participação, que são a negação do
protagonismo. A participação manipulada, a participação simbólica e a
participação decorativa são forma, na verdade, de não-participação.
28. Quando a participação se torna genuína?
·
A participação se torna genuína quando se desenvolve num ambiente
democrático. A participação sem democracia é manipulação e, em vez de
contribuir para o desenvolvimento pessoal e social do jovem, pode prejudicar a
sua formação. Principalmente, quando se tem o propósito de formar o jovem autônomo, solidário e competente.
29. O que o jovem ganha com o protagonismo?
·
A participação autêntica se traduz para o jovem num ganho de
autonomia, autoconfiança e autodeterminação numa fase da vida em que ele se
procura e se experimenta, empenhado que está na construção da sua identidade pessoal
e social e no seu projeto de vida.
30. O que a sociedade ganha com o protagonismo dos jovens?
·
A sociedade ganha em democracia e em capacidade de enfrentar e
resolver problemas que a desafiam. A energia, a generosidade, a força
empreendedora e o potencial criativo dos jovens é uma imensa riqueza, um imenso
patrimônio que o Brasil ainda não aprendeu utilizar da maneira devida.
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About author: EREM SATURNINO DE BRITO
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