1. Quais os desafios e as possibilidades na implementação da BNCC,
levando em consideração o contexto social no qual está inserida a escola?
2. Que ações podem ser planejadas no âmbito escolar para colocar em
prática o que preconiza o documento da BNCC, visando fortalecer a concepção
de currículo adotada pela política curricular vigente no estado de
Pernambuco?
3. Qual a relação entre o documento introdutório da BNCC e do Parâmetros
Curriculares para a Educação Básica de PE? Quais as principais semelhanças e
diferenças entre ambos?
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Para a abertura do Ano Letivo 2018 , foi proposto para a formação a ser realizada em âmbito escolar no dia 01 de fevereiro de 2018 · ...
2018 - ESCOLA, CURRÍCULO E CONTEXTO SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Para
a abertura do Ano Letivo 2018, foi proposto para a formação a ser realizada em âmbito
escolar no dia 01 de fevereiro de 2018
·
Temática: Escola,
Currículo e Contexto Social: Desafios e Possibilidades
·
1º DIA -
01/02 (Quinta-feira)
OBJETIVOS:
ü Promover a discussão e a reflexão acerca da
temática definida para nortear as ações a serem desenvolvidas ao longo do ano
letivo;
ü Analisar a relação entre os documentos
introdutórios dos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco
e da BNCC;
ü Fortalecer, por meio da formação continuada, o
trabalho integrado entre todos os profissionais da educação (professores,
equipe gestora e pedagógica, analista educacional, técnico administrativo) que
atuam no espaço escolar para discussão sobre temáticas de interesse comum.
Passo a passo:
1.
Leitura e discussão dos textos propostos: “Concepções e Desafios do
Currículo” - (Parâmetros Curriculares de PE – págs. 17 a 57) e “Introdução da
BNCC” ou o Parecer do CNN (Caso seja publicado em tempo hábil).
2.
Discussão no grande grupo (incluindo os diversos
profissionais presentes na formação);
3.
Sistematização sobre o tema abordado a partir da produção de
painel ou cartaz (ou de outras questões levantadas pela equipe de mediadores da
escola);
4.
Questões para discussão/reflexões a partir dos textos
propostos:
Observação: Revisitar
o projeto político-pedagógico (PPP) para
atualização do mesmo, a partir das discussões realizadas, focalizando as
questões relacionadas ao currículo no contexto escolar e social.
2º DIA – 02/02/2018 (Sexta-feira)
TEMÁTICA:
A IMPORTÂNCIA DOS INTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NAS AVALIAÇÕES INTERNA E EXTERNA
ü Apresentação e Análise dos resultados
do ano de 2017
ü Apresentação e Utilização da Planilha MACRO)
ü (Instrução Normativa de
Avaliação Nº 04/2014
ü Apresentação da Plataforma FOCO EDUCAÇÃO/
(CADASTRO DOS PROFESSORES/
EDUCADOR DE APOIO/ DIRETORES)
ü (Analisar os descritores críticos da
Escola )
ü Ações a serem implantadas para elevação da Proficiência em Língua Portuguesa
e Matemática
ü Ação Integrada com todas as
Disciplinas / elaborar proposta interdisciplinar, onde todas as áreas possam
trabalhar questões relacionadas aos descritores críticos;
ü Plano de ação para melhoria do índice de estudantes abaixo da
MÉDIA E PROFICIÊNCIA.
A Equipe CGDE deseja uma excelente
formação!
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About author: EREM SATURNINO DE BRITO
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