EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

Para a abertura do Ano Letivo 2018 , foi proposto para a formação a ser realizada em âmbito escolar no dia 01 de fevereiro de 2018 ·   ...

2018 - ESCOLA, CURRÍCULO E CONTEXTO SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES


Para a abertura do Ano Letivo 2018, foi proposto para a formação a ser realizada em âmbito escolar no dia 01 de fevereiro de 2018
·         Temática: Escola, Currículo e Contexto Social: Desafios e Possibilidades
·         1º DIA - 01/02 (Quinta-feira)
OBJETIVOS:
ü  Promover a discussão e a reflexão acerca da temática definida para nortear as ações a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo;
ü  Analisar a relação entre os documentos introdutórios dos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco e da BNCC;
ü  Fortalecer, por meio da formação continuada, o trabalho integrado entre todos os profissionais da educação (professores, equipe gestora e pedagógica, analista educacional, técnico administrativo) que atuam no espaço escolar para discussão sobre temáticas de interesse comum.
 Passo a passo:
1.       Leitura e discussão dos textos propostos: “Concepções e Desafios do Currículo” - (Parâmetros Curriculares de PE – págs. 17 a 57) e “Introdução da BNCC” ou o Parecer do CNN (Caso seja publicado em tempo hábil).
2.       Discussão no grande grupo (incluindo os diversos profissionais presentes na formação);
3.       Sistematização sobre o tema abordado a partir da produção de painel ou cartaz (ou de outras questões levantadas pela equipe de mediadores da escola);

4.       Questões para discussão/reflexões a partir dos textos propostos:

1.       Quais os desafios e as possibilidades na implementação da BNCC, levando em consideração o contexto social no qual está inserida a escola?
2.       Que ações podem ser planejadas no âmbito escolar para colocar em prática o que preconiza o documento da BNCC, visando fortalecer a concepção de currículo adotada pela política curricular vigente no estado de Pernambuco?
3.       Qual a relação entre o documento introdutório da BNCC e do Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de PE? Quais as principais semelhanças e diferenças entre ambos?


Observação: Revisitar o projeto político-pedagógico (PPP) para atualização do mesmo, a partir das discussões realizadas, focalizando as questões relacionadas ao currículo no contexto escolar e social.

 2º DIA – 02/02/2018 (Sexta-feira)

TEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS INTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NAS AVALIAÇÕES INTERNA E EXTERNA
ü  Apresentação e Análise dos resultados do ano de 2017
ü    Apresentação e Utilização da Planilha MACRO)
ü  (Instrução Normativa de Avaliação  Nº 04/2014
ü  Apresentação da Plataforma  FOCO EDUCAÇÃO/  (CADASTRO DOS         PROFESSORES/ EDUCADOR DE APOIO/ DIRETORES)
ü  (Analisar os descritores críticos da Escola )
ü  Ações a serem implantadas para  elevação da Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática
ü Ação Integrada com todas as Disciplinas / elaborar proposta interdisciplinar, onde todas as áreas possam trabalhar questões relacionadas aos descritores críticos;
ü  Plano de ação para  melhoria do índice de estudantes abaixo da MÉDIA E PROFICIÊNCIA.

                                                                   A Equipe CGDE deseja uma excelente formação!

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