EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

Ubuntu: A Filosofia Africana Que Nutre O Conceito De Humanidade Em Sua Essência Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeit...

Ubuntu ESB - Semana da Consciência Negra




Ubuntu: A Filosofia Africana Que Nutre O Conceito De Humanidade Em Sua Essência


Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade faz parte da essência de ubuntufilosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras. Na tentativa da tradução para o português, ubuntu seria “humanidade para com os outros”. Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que é afetada quando seus semelhantes são diminuídos, oprimidos. – De ubuntu, as pessoas devem saber que o mundo não é uma ilha: “Eu sou porque nós somos”.

Eu sou humano, e a natureza humana implica compaixão, partilha, respeito, empatia – detalhou em entrevista exclusiva ao Por dentro da África, Dirk Louw, doutor em Filosofia Africana pela Universidade de Stellenbosch (África do Sul). Dirk conta que não há uma origem exata da palavra. Estudiosos costumam se referir a ubuntu como uma ética “antiga” que vem sendo usada “desde tempos imemoriais”. Alguns pesquisadores especulam sobre o Egito Antigo (parte de um complexo de civilizações, do qual também faziam parte as regiões ao sul do Egito, atualmente no Sudão, Eritreia, Etiópia e Somália) como o local de origem do ubuntu como uma ética, mas o próprio fundamento do ubuntu é geralmente associado à África Subsaariana e às línguas bantos (grupo etnolinguístico localizado principalmente na África Subsaariana).
No fundo, este fundamento tradicional africano articula um respeito básico pelos outros. Ele pode ser interpretado tanto como uma regra de conduta ou ética social. Ele descreve tanto o ser humano como “sercom-os-outros” e prescreve que “ser-com-os-outros” deve ser tudo. Como tal, o ubuntu adiciona um sabor e momento distintamente africanos a uma avaliação descolonizada – contou o especialista e membrofundador da South African Philosopher Consultants Association.
Na esfera política, o conceito é utilizado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão, bem como na ética humanitária. Dirk lembra que também existe o aspecto religioso, assentado na máxima zulu (uma das 11 línguas oficiais da África do Sul) umuntu ngumuntu ngabantu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas) que, aparentemente, parece não ter conotação religiosa na sociedade ocidental, mas está ligada à ancestralidade. A ideia de ubuntu inclui respeito pela religiosidade, individualidade e particularidade dos outros.

Ubuntu ressalta a importância do acordo ou consenso. A cultura tradicional africana, ao que parece, tem uma capacidade quase infinita para a busca do consenso e da reconciliação (Teffo, 1994a: 4 – Towards a conceptualization of Ubuntu). Embora possa haver uma hierarquia de importância entre os oradores, cada pessoa recebe uma chance igual de falar até que algum tipo de acordo, consenso ou coesão do grupo seja atingido. Este objetivo importante é expresso por palavras como Simunye (“nós somos um”, ou seja, “a união faz a força”) e slogans como “uma lesão é uma lesão para todos” (Broodryk, 1997a: 5, 7, 9 – Ubuntu Management and Motivation, de Johann Broodryk). Uso da palavra com a democracia na África do Sul Após quase cinco décadas de segregação racial apoiada pela legislação, o processo de construção da África do Sul no pós-apartheid exigia igualdade universal, respeito pelos direitos humanos, valores e diferenças. Desta forma, a ideia de ubuntu estava diretamente ligada à história da luta contra o regime que excluía a cidadania e os direitos dos negros.

Fonte: https://www.geledes.org.br/ubuntu-filosofia-africana-que-nutre-o-conceito-de-humanidade-em-sua-essencia/


0 comments:

Os candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficam sempre com diversas dúvidas a respeito do exame. A estrutura...

Teoria de Resposta ao Item (TRI) - ENEM 2017


Os candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficam sempre com diversas dúvidas a respeito do exame. A estrutura do exame, das provas, das notas entre outras dúvidas que surgem nos estudantes.
As notas no Enem são muito aguardadas, porém o calculo das notas do exame é um pouco diferente. O estudante que presta o Enem precisa conhecer como é feito o calculo de sua nota no exame, o que facilita e favorece seu desempenho na prova e possíveis notas maiores.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possui 4 cadernos de provas, sendo os: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e também a prova de redação.
Cada caderno de provas do Enem possui 45 questões cada, essas questões são divididas por grau de dificuldade entre fáceis, medias e difíceis. A prova de redação do Enem possui 5 competências que devem ser cumpridas pelos estudantes, cada uma dessas competências vale 200 pontos, totalizando até 1.000 pontos, nota máxima na prova de redação do Enem.
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é usada pelo Enem como forma de avaliar a proficiência do estudante em cada questão de prova, a TRI usa 3 padrões que são de grau de dificuldade, discriminação e controle de acerto casual, que pode ajudar muito em provas de múltipla escolha, como as do Enem.
Com a TRI, estudantes que tiveram o mesmo número de acertos na prova podem ter notas diferentes, pois a TRI vai verificar a constância do estudante em seus acertos, ou seja, estudantes que acertam muitas questões difíceis tendem a acertar também as mais fáceis e médias, caso não, pode ser considerado que o estudante pode ter chutado as questões difíceis, e sua nota pode ser diminuída por esse fator. O estudante que tem boa quantidade de acertos de questões fáceis, alguns acertos em questões medianas e poucos acertos em questões difíceis possuem mais coerência pela TRI, nesse caso sua nota pode aumentar.
Notas Enem Acesso ao Ensino Superior
O Enem, atualmente, é o maior exame aplicado no país, foi criado nos anos 90 com o objetivo de avaliar os estudantes concluintes do ensino médio, com o passar dos anos o Enem passou a incluir outros benefícios aos seus participantes.
O Governo Federal possui alguns programas estudantis que usam as notas do exame para dar acesso aos participantes do Enem ao ensino superior.
O Sisu é um programa do Governo Federal, o objetivo é oferecer vagas em cursos de nível superior, em universidades públicas em todo o país. O Sisu possui inscrições 2 vezes ano, tendo ainda vagas reservadas para afrodescendentes, indígenas, etc. Somente podem concorrer as vagas os estudantes que participaram do Enem.
Prouni Universidade para Todos, um programa do Governo Federal, oferece bolsas de estudos em cursos de nível superior em instituições privadas. As vagas oferecidas são para candidatos que participaram do Enem, podendo o estudante escolher bolsas integrais ou parciais de 50%, de acordo com as regras do Prouni.
Fies Financiamento Estudantil é oferecido pelo governo, os estudantes que cursam o nível superior podem usar o Fies para financiar seus estudos. O Fies possui juros baixos, o estudante começa a pagar seu financiamento somente após a conclusão de seu curso. O estudante para ter acesso a Fies precisa ter feito o Enem.

0 comments:

Quem fez a  primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio  ( Enem ) 2017 e acha que não foi bem, precisar recuperar a autoconfiança ...

SIGA ADIANTE - ENEM 2017


e acha que não foi bem, precisar recuperar a autoconfiança para encarar a segunda
parte do exame, a prova de ciências exatas e biológicas, neste próximo domingo (12).
LEMBREMOs gabaritos oficiais serão liberados pelo Ministério da Educação no
dia 16 de novembro, e a nota individual só em 19 de janeiro de 2018. Até lá, o aluno consegue saber quantas questões acertou, mas como elas têm pesos diferentes, é impossível prever a nota. Por isso, contenha a ansiedade e fique de olho nas dicas:

Olhe para frente e não se prenda à prova passada

Seja qual for a sensação deixada pela primeira prova, agora é hora de zerá-la e 
pensar no próximo Enem como se fosse um novo exame independente. A dica 
de Roberta Bento, professora com especialização em neurociência cognitiva da SOS Educação, vale também para quem acha que foi muito bem na primeira prova.

“Há os dois extremos: o que acha que foi mal e coloca uma pressão grande de recuperar o que perdeu, e o que acha que foi muito bem. Este pode relaxar demais e achar que não precisa se preocupar agora”, diz Roberta Bento.

Vinicius de Carvalho Haidar, coordenador do Poliedro, em São Paulo, lembra que por
mais que o aluno esteja ansioso ou seguro em relação ao desempenho da primeira
etapa, deve-se ter em mente que não há mais nada a fazer. “O aluno precisa esquecer
esta prova, ela já passou, não tenho como mudar.”

Lembre-se de que a correção não é 'exata'

Sem o gabarito oficial em mãos, agora os candidatos só têm acesso às correções extraoficiais. Mas mesmo que ele soubesse o número de acertos, como o Enem
segue o modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e as perguntas têm pesos
diferentes, é difícil prever a nota.
“Agora o aluno deve ter a sensação de dever cumprido”, afirma Roberta.
Para Haidar, alguns candidatos que acham que foram mal na prova, podem até se surpreender com a nota, pois não é possível adivinhar se eles conseguiram acertar
as questões mais fáceis e médias. Mesmo errando as perguntas difíceis, quem
consegue manter a coerência pedagógica acertando as de nível de dificuldade
menor, pode conquistar uma boa nota.

Revise as disciplinas da prova deste domingo

Vale a pena aproveitar esses dias para fazer uma revisão das disciplinas que serão cobradas neste exame: química, física, biologia e matemática.
“É a hora de pegar as provas dos anos anteriores, resolver exercícios e tirar dúvidas.
Esta vai ser uma prova bem diferente da primeira”, afirma Haidar. O professor lembra
que no planejamento de estudos da semana é imprescindível incluir horas de lazer
e diversão para distrair a mente, além de descanso.

Movimente o corpo

Mesmo os sedentários, devem dedicar algumas horas desta semana para atividades
físicas, segundo a professora Roberta Bento. Valem caminhadas leves ou passeios
e bicicleta. Nesta hora, o esporte é um aliado do cérebro.

“O exercício coloca nosso cérebro em ordem, mais neurônios nascem, a oxigenação aumenta. A atividade física ajuda o cérebro a estar em sua melhor forma. Ajuda na capacidade de concentração na hora da prova e conexão com as respostas aumentam”, afirma Roberta Bento.

Tenha noites completas de sono

Nesta fase de vestibular, é comum o estudante vir de uma rotina estressante, com excesso de noites em claro ou mal dormidas. Entretanto, é hora de tentar retomar um sono de qualidade e ir para cama cedo, segundo a professora Roberta.
“Quando a gente dorme pouco, o cérebro não tem tempo de eliminar as toxinas. Isso vai demandar mais energia e fazer com que o cérebro tenha mais trabalho para buscar as respostas na hora da prova.”

Faça um ‘detox tecnológico’

Faça períodos de “desintoxicação” dos equipamentos eletrônicos, como celular, tablet e TV, para que na hora do prova, o cérebro não “procure” esses estímulos.
“Comece desligando o celular na hora das refeições, depois no dia seguinte mantenha ele desligado por duas horas, e vá aumentando o tempo diário até sábado. Na hora da prova você vai conseguir ficar sem o telefone porque é proibido, mas o cérebro vai procurar este estímulo. É um vício”, afirma Roberta.

0 comments:

Acerte na alimentação antes e durante o Enem 2017 “A alimentação deve ser extremamente equilibrada e suficiente para atender as necessida...

Alimentação antes e durante o Enem 2017

Acerte na alimentação antes e durante o Enem 2017

“A alimentação deve ser extremamente equilibrada e suficiente para atender as necessidades aumentadas nos estudantes. O ideal é escolher opções que auxiliem no aumento da concentração e foco, com ingredientes considerados estimulantes do sistema nervoso central, como a cafeína, a taurinas e antioxidantes para ajudar na memória”.
“Frutas vermelhas (morangos, amoras e metilos), Oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes), cafés e chás e bebidas energéticas são que garantem esse resultado esperado, bastante energia e foco nos estudos”, segundo a nutricionista Fernanda.
A nutricionista também afirma que um cuidado importante é com a saúde intestinal, então é importante os candidatos terem como aliado as fibras que podem se encontradas em cereais integrais, frutas in naturas, legumes com casca e sementes (girassol, gergelim e linhaça).
Com uma boa alimentação o estudante vai ter energia para conseguir realizar o Exame, além de se manter mais focado e não se distrair. Para te ajudar nesta energia também é importante equilibrar o carboidrato.
“Os carboidratos devem ser consumidos de forma equilibrada, priorizando sempre a qualidade do alimento. Mandioca, batata, batata doce, inhame, frutas, cereais integrais são algumas opções a serem distribuídas no cardápio do participante” .
Fonte: https://enem2017.biz/enem-2017-veja-10-erros-e-10-acertos-na-alimentacao-antes-e-durante-o-enem/

0 comments:

Enem: o que fazer e o que evitar na reta final antes do exame O segredo é manter relaxado, ou seja, fazer uma atividade que gosta. O q...

ENEM 2017 - o que fazer e o que evitar


Enem: o que fazer e o que evitar na reta final antes do exame

O segredo é manter relaxado, ou seja, fazer uma atividade que gosta. O que para uns é meditar, para outros é escutar música, ficar com os amigos e família, praticar esportes, assistir um filme ou passear no parque. É importante estudar sim para o Enem nesta reta final, mas não abuse. Se permita relaxar um pouco sem perder o equilíbrio e o foco para o Enem 2017, é claro!
Maiorias dos alunos cometem o erro de estudar muito nesta reta final, mas não é necessário. Você pode relaxar um pouco, se divertir e estudar. Não precisa ficar muito rígido com os estudos. Sem falar que se divertir vai te ajudar a diminuir a ansiedade e o nervosismo para o dia da prova. “Quando ele percebe que está estudando e não aproveita mais nada, pode parar e relaxar um pouco”, completa Pitoscio.
Tenha boas noites de sono. Nada de redes sociais e festas que varam a madrugada.

0 comments:

Aplicação da Prova Enem 2017 O Enem é composta por 4 cadernos, e cada um tem 45 questões. O Inep também faz aplicação de uma redaç...

ENEM 2017 - CADERNO DE QUESTÕES


Aplicação da Prova Enem 2017

Enem 2017 Atenção aos fusos horários
O Enem é composta por 4 cadernos, e cada um tem 45 questões. O Inep também faz aplicação de uma redação dissertativa argumentativa de um tema surpresa. Este a prova vai ser aplicadas em dois domingos: 05 e 12 de novembro.
1º dia (05): No primeiro dia vai ser aplicado os cadernos de Linguagens, códigos; Ciências humanas e redação. Neste dia a prova Enem 2017 terá um tempo de aplicação de 5 horas e 30 minutos.
2° dia (12): Já no segundo dia serão aplicados apenas dois cadernos da área de exatas. Serão aplicados os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia de prova Enem 2017 o tempo máximo é de 4 horas e 30 minutos.
Só pode ser levado o caderno de questões quem ficar até o final, ou faltando 30 minutos para o encerramento da aplicação da prova Enem 2017.

0 comments:

Atenção aos fusos horários Os portões para o Enem 2017 fecharão às 13 horas (conforme horário de Brasília), e atenção deve ser redobra...

ENEM 2017 Atenção aos fusos horários


Atenção aos fusos horários

Os portões para o Enem 2017 fecharão às 13 horas (conforme horário de Brasília), e atenção deve ser redobrada pelos candidatos que não seguem o fuso horário. Para que não haja problema no Enem 2017 o Inep sugere que os candidatos cheguem com ao menos uma hora de antecedência, pois como há uma grande movimentação e os candidatos podem demorar a encontrar a sala onde será feita a aplicação do Exame.
Veja os estados que devem prestar mais atenção nos horários:
O fechamento do portão no Acre fecha às 10 horas da manhã. Já no Amazonas, Rondônia e Roraima os portões fecham às 11h.
Os estados de Tocantins, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte fecharão o portão ao 12h (meio dia).
Os estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, santa Catarina e São Paulo fecharão conforme o horário de Brasília às 13 horas.
Fonte: https://enem2017.biz/enem-2017-atencao-aos-fusos-horarios/

0 comments:

Enem 2017 O que levar no dia das provas O  Enem 2017 o que levar  no Exame Nacional do Ensino Médio onde vai ser aplicado para milh...

Enem 2017 - O que levar no dia das provas


Enem 2017 O que levar no dia das provas


Enem 2017 o que levar no Exame Nacional do Ensino Médio onde vai ser aplicado para milhões de pessoas em todo o Brasil no dia 05 e 12 de novembro. Este artigos vai te dar dica do que pode levar no dia do exame conforme o edital publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem 2017. O que levar no dia das provas?
Veja as dicas do que pode levar no Enem 2017:
Caneta esferográfica preta
Enem 2017 O que levar no dia das provas
Enem 2017 O que levar no dia das provas
Deve ser levar caneta somente na cor preta no Enem 2017. Segundo o edital a caneta deve ser preta fabricada de material transparente, sempre leva mais do que uma caneta para caso falhe durante a prova. Este é só um dos itens que são permitidos no exame no dia 05 e 12 de novembro.
Documentos com identificação com foto
Para entrar na sala onde será aplicada a prova Enem 2017 é necessário um documento oficial com foto. São considerados documentos oficiais: Registro Geral (RG); Passaporte; Carteira de Reservista; Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não são aceitos carteira de estudantes ou de empresas. Também não obrigatório apresentar o cartão de inscrição Enem 2017. Porém o Inep sugere que leve para que não haja nenhum imprevisto na hora de você assinar a lista. Sem falar que fica bem mais fácil de encontrar o local de prova Enem 2017 e a sala onde você fará o exame. Caso tenha que apresentar declaração de comparecimento no trabalho, favor imprimir e levar para assinatura do fiscal!
Lanche durante a prova Enem 2017
Os lanches durante a prova Enem 2017 são permitidos, porém alimentos industrializados como: bolacha, salgadinho e doces tem que estar com a embalagem lacrada e serão revistados na entrada da sala.
Uma dica bem legal é não levar alimentos que faça muito barulho e que não tenha cheiro muito forte para que não atrapalhe o candidato. Lembre- se tome bastante água para se manter hidratado e focado durante a prova.
O que não pode levar na prova Enem 2017
Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos na Lei 10.826/2003. Caso o PARTICIPANTE apresente autorização para o porte de armas, deverá realizar o Exame em Sala Extra.
Estas foram algumas dicas do que pode e do que não pode levar no Enem 2017. Para ver todos os itens o candidato pode acessar o Edital Enem 2017 através do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Lembre-se que para ter um bom desempenho no Enem 2017 é necessário se manter a calma nesta reta final e começar a relaxar e focar para prova. Se prepare com antecedência para que não haja nenhum imprevisto no dia 05 e 12 de novembro.
Bom Enem 2017!

0 comments:

Aspectos dos participantes inscritos 70% dos inscritos no Enem 2017 conseguiram inscrição gratuita Provas serão realizadas em dois d...

ENEM 2017 - Análise dos Inscritos


Aspectos dos participantes inscritos
70% dos inscritos no Enem 2017 conseguiram inscrição gratuita
Provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, em 5 e 12 de novembro. 58,6% dos participantes são mulheres e 41,4% são homens.
A Maioria dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 não pagou a taxa de inscrição, é do sexo feminino e declarou ter cor/raça parda. Esse é o perfil dos participantes divulgado em balanço nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Neste ano, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, em 5 e 12 de novembro.
Veja números do Enem 2017
6.731.203 participantes
29,7% são pagantes;
48,2% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei 12.799/2013 ou do Decreto 6.135/2007;
22,1% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017
63,5% dos inscritos já concluiu o ensino médio;
26,5% concluem o ensino médio neste ano
8,9% concluirão após 2017 (“treineiros”)
58,6% dos participantes são mulheres
41,4% são homens
46,9% dos participantes são da cor/raça parda
35% branca
13,3% preta
2,3% amarela
0,7% indígena
1,9% dos inscritos não declararam cor/raça
1.725 municípios
12.416 locais de prova
182.202 salas de aplicação
Atendimentos
Foram aprovadas 35.653 solicitações de Atendimento Especializado. A maioria dos casos é de deficiência física (11.327), baixa visão (6.676), déficit de atenção (6.606) e deficiência auditiva (3.683). Serão usados 67.980 recursos de acessibilidade, sendo 1.626 Vídeo provas Traduzidas em Libras, novidade desta edição.
A maioria dos participantes (24.878) com direito a recurso declararam não precisar de nenhum apoio para realização das provas. Os recursos mais solicitados foram sala de fácil acesso (8.758), tempo adicional (8.584), auxílio para leitura (4.902), auxílio para transcrição (4.611) e prova ampliada (4.117).
Também serão oferecidos 16.898 Atendimentos Específicos: 46,9% para lactantes; 34,7% para Outra Condição Específica; 15,8% para gestantes; 2,4% para idosos e 0,2% para classe hospitalar. O Enem 2017 teve 304 solicitações aprovadas para Atendimento pelo Nome Social. Fonte G1
https://enem2017.biz/

0 comments:

O QUE É O PORTO DIGITAL Localizado no Recife, o Porto Digital é considerado um dos principais parques tecnológicos do Brasil O Porto...

ESB no Porto Digital

O QUE É O PORTO DIGITAL

Localizado no Recife, o Porto Digital é considerado um dos principais parques tecnológicos do Brasil


O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015 o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.







Reconhecido por sua territorialidade singular entre parques tecnológicos, o Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife e no bairro de Santo Amaro, totalizando uma área de 149 hectares. A região, antes degradada e de pouca importância para a economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado desde a fundação do parque, em 2000. Desde a fundação do Porto Digital, já foram mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos restaurados em toda a extensão territorial do parque tecnológico.




O Porto Digital é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix". Essa iniciativa propiciou o ambiente necessário para fazer com que o Porto Digital se transformasse num dos principais ambientes de inovação do País. 

Atualmente, o Porto Digital abriga 267 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e cerca de 8.500 trabalhadores. Desde o final de 2014, o parque também opera nas cidades de Caruaru, localizada no Agreste Estado. O Porto Digital foi considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2007 e 2011, o melhor parque tecnológico do Brasil. Em 2005 o ambiente foi considerado o maior do País pela A.T. Kearney.





SELO DE INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA
O Porto Digital se tornou a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo de indicação de procedência. O selo é um reconhecimento internacional e garante a qualidade dos produtos gerados pelas empresas certificadas.





Fonte: http://www.portodigital.org/parque/o-que-e-o-porto-digital

0 comments: