EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

I SEMINÁRIO DE HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO É uma proposta de diálogo interdisciplinar na Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias...

I SEMINÁRIO DE HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO


I SEMINÁRIO DE HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO


É uma proposta de diálogo interdisciplinar na Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os diversos componentes curriculares (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Direitos Humanos) pretendem explicar a relação do homem com o meio: as humanidades abordam diversos aspectos do ser humano como individuo, pessoa e sujeito, relacionando-se consigo mesmo, o outro e o mundo. Pensando nisso a GRE Metropolitana Sul consolidou este seminário com o objetivo de socializar e propagar experiências nessa área, incentivando a participação dos professores que atuam nas diversas instituições públicas e privadas. Esse evento está inserido no Projeto METAS e faz parte das ações de formação continuada para os nossos professores.


O coaching pode ajudar o setor da Educação no Brasil
Claro que a melhora na educação de qualquer país depende de mais infraestrutura e incentivo por parte do governo. No entanto, mesmo com verbas deficitárias e outros problemas, o pobre resultado alcançado pelo Brasil poderia ser melhorado com medidas simples, como com a atuação de um coach na instituição de ensino.
Além de pôr em prática as características básicas de seu trabalho, como motivar e assessorar o cliente rumo ao alcance de seus objetivos, o coach pode atuar junto a alunos e professores analisando o cenário atual para saber a razão pela qual o desempenho do sistema educacional não é satisfatório.

Como o coaching pode ajudar a descobrir as causas do problema na educação

No caso dos alunos, o assunto estudado não lhes interessa? Ou falta motivação para que se empenhem? Para os professores, o motivo da falta de motivação está no desinteresse dos alunos? Ou nos baixos salários?
A partir daí, o coach trabalhará com alunos e professores para ampliar-lhes a consciência em relação a todo o processo educacional. O ponto principal é tirar de ambas as partes o papel de agente vitimado do processo, fazendo-os olhar sempre em frente, visando o futuro e o sucesso.

Coaching: modificando a consciência de alunos e professores

Os alunos não podem se limitar a pensar que o que está sendo lecionado é meramente algo desinteressante e monótono. Eles precisam compreender que o que estão aprendendo nesta época é essencial para o futuro deles, tanto profissional quanto pessoal. O coach fará com que também os professores ampliem sua visão, reaproximando-os com seus antigos ideais, aqueles que os levaram a lecionar. Eles verão o impacto positivo de seu trabalho, voltando a entender que o esforço e a dedicação deles estão intimamente atrelados ao futuro de seus estudantes.
Aumentando a cooperação entre as duas partes, alunos e professores, o coach estará contribuindo com o sucesso do sistema educacional, algo primordial para o desenvolvimento de uma nação.
(https://www.sbcoaching.com.br/blog/educacao/coaching-na-educacao/)

DEMOCRACIA PROCEDIMENTAL

“A democracia é a base da formulação política do Estado moderno. Apesar de ser uma construção de mais de 2.500 anos com raízes no pensamento clássico grego, a democracia na modernidade e na contemporaneidade tem formulação e contexto bastante diferentes.”

A democracia procedimental autoriza uma minoria elitista para tomar decisões mesmo que não tenha legitimidade, dimensão ética e civilizatória e igualdade social o que promove a baixa participação e apatia do povo. A democracia procedimental possui uma mídia monopolizadora criando falsos heróis e vilões atendendo a racionalidade econômica internacional.

“O campo de pesquisa dos saberes docentes é imenso e nos últimos vinte anos vem se desenvolvendo de maneira exponencial. As pesquisas sobre os saberes docentes como uma das conseqüências do movimento pela profissionalização do ensino e, da profissionalização docente, surgiram, na realidade brasileira, a partir da década de 1990. Segundo Campelo (2001, p. 51), apesar de utilizarem diversas nomenclaturas para designar esses saberes, os estudos sobre essa questão pretendem contribuir para: a) confirmar a construção e o reconhecimento da identidade profissional do docente; b) formar professores para desenvolverem um ensino, a cada dia, mais coerente com os fins da educação socialmente estabelecidos, apesar das diversidades que marcam a sua vida e o seu trabalho.”

PROBLEMATIZAÇÃO
Os saberes docentes os tem humanizados ou endeusados?








0 comments: