EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

CONSELHO DE CLASSE É uma atividade avaliativa constituída a partir das vivências em sala de aula. Envolve todos os participantes do pro...

CONSELHO DE CLASSE


CONSELHO DE CLASSE


É uma atividade avaliativa constituída a partir das vivências em sala de aula. Envolve todos os participantes do processo ensino-aprendizagem e tem como pontos principais a troca de experiências, a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos e a prática e os resultados das estratégias de ensino.

OBJETIVO DO CONSELHO DE CLASSE

Para cumprir seu papel, o Conselho de Classe exige que os professores tenham em mente os alvos educacionais a serem desenvolvidos e avaliados no processo de aprendizagem dos alunos, bem como estabeleçam princípios para a formação do caráter e da cidadania. Portanto, sua finalidade dentro da escola é, de fato, compartilhar as dificuldades e os sucessos vividos, de modo que sejam feitas as intervenções necessárias para garantir a fluidez do ensino-aprendizagem e a qualidade educacional.

Fontehttp://www.siepe.educacao.pe.gov.br/WebModuleSme/itemMenuPaginaConteudoUsuarioAction.do?actionType=mostrar&idPaginaItemMenuConteudo=5936

Apesar de todas as atividades diversificadas é possível que na turma ainda tenha aqueles alunos que não assumiram seu papel de estudantes e se encontrem no grupo dos alunos prioritários, ou seja aqueles que não conseguiram atingir a média. É possível que estes alunos não acreditem em si mesmo, que esteja a procura de uma popularidade, questões cognitivas, afetivas e sociais afetam a aprendizagem entre outros fatores sociais.

UM DESAFIO SE APRESENTA:  intervir no desempenho destes alunos. 

MOVIMENTE OS ESTUDANTES

Se movimentar é uma necessidade dos estudantes. Isso garante que eles estejam ativamente engajados. Esse é, provavelmente, o maior desafio dos professores, porque pode ser intimidante colocar os estudantes em movimento. Mas é possível colocar os estudantes para se movimentar de várias formas.

Veja algumas sugestões por áreas para o II Bimestre:
Matemática: Olimpíadas da Matemática
Ciências da Natureza: Semana ambiental
Ciências Humanas: Semana Ambiental
Linguagens e Códigos: Semana Junina

PLANEJAMENTO:

  1. QUE ESTRATÉGIAS PODEM SER DESENVOLVIDAS PARA QUE OS ALUNOS PRIORITÁRIOS MOVIMENTEM-SE E REALIZEM UM TRABALHO DIFERENCIADO?
  2. QUE AÇÕES PODEM SER SUGERIDAS?
  3. COMO ESSAS ESTRATÉGIAS PODEM INFLUENCIAR NO DESEMPENHO DOS ALUNOS PRIORITÁRIOS, JÁ QUE SERÃO ELES QUE SERÃO EXECUTORES PARA QUE ATINJAM OBJETIVO DE SE SUPERAREM?







0 comments: