Desde 1993 o dia 22 de março é a data em que se comemora o Dia Mundial da Água. A data foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então, este dia é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Este ano o tema "Águas Residuais", mais conhecidas como esgoto, deve fazer a população mundial refletir sobre todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.
Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana (http://www.scielo.br/pdf/rsp/v36n3/10502)
Os ambientes aquáticos são utilizados em todo o mundo com distintas finalidades, entre as quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a navegação, a aqüicultura e a harmonia paisagística.14 A água representa, sobretudo, o principal constituinte de todos os organismos vivos.
No entanto, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade.
A grande crise da água, prevista para o ano de 2020,19 tem preocupado cientistas das diversas áreas no mundo inteiro, e o caminho que poderá conduzir ao caos hídrico já é trilhado, representando, dentre outros, sério problema de saúde pública. Entende-se que as necessidades de saúde da população são muito mais amplas do que as que podem ser satisfeitas com a garantia de cobertura dos serviços de saúde. Sua dimensão pode ser estimada quando se examinam, por exemplo, a precariedade do sistema de água e de esgotos sanitários e industriais; o uso abusivo de defensivos agrícolas; a inadequação das soluções utilizadas para o destino do lixo; a ausência ou insuficiência de medidas de proteção contra enchentes, erosão e desproteção dos mananciais; e os níveis de poluição e contaminação hídrica, atmosférica, do solo, do subsolo e alimentar.
A preocupação com a degradação e a conseqüente escassez dos recursos hídricos deixou de ser somente uma bandeira de luta de ambientalistas fervorosos, passando a representar um sério problema de saúde pública. Por certo, a água é um bem naturalmente renovável. Porém, na prática, o aumento populacional tem ocorrido em níveis superiores aos tolerados pela natureza, o que resultará, em pouco tempo, em estresse do sistema hídrico. Fonte de vida e de riqueza, a água torna-se causa de um número estatisticamente alarmante de doenças. Os dados mencionados anteriormente chegam a ser apocalípticos. Mas é exatamente isto. Os seres vivos, inclusive os humanos com toda sua tecnologia, não foram capazes de se adaptar à vida sem água. Entretanto, a irracionalidade humana do desperdício e da degradação superou o instinto de sobrevivência, colocando em risco até mesmo sua própria espécie. Embora as pesquisas que visam a diagnosticar e tratar ambientes aquáticos degradados tenham aumentado muito nas últimas décadas, inexistem soluções mágicas e/ou instantâneas que possam resolver a problemática da degradação ambiental. O desenvolvimento de uma consciência ambientalista, muito mais do que medidas punitivas, ainda é o meio mais eficaz de evitar a concretização da grande crise da água, prevista para um futuro bem próximo. As gerações atuais precisam de uma nova cultura em relação ao uso da água, pois, além da garantia de seu próprio bem-estar e sobrevivência, devem cultivar a preocupação com as próximas gerações e com a natureza, as quais, por certo, também têm direito a esse legado.
Participe do Concurso de Redação
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lança nesta quarta-feira, às 9h, na sua sede, no bairro da Jaqueira, o Concurso de Redação e Desenho Água no Meu Caminho – Ano III. O evento integra as ações da Semana da Água 2017, coordenada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), com o apoio da Semas, Agência CPRH, Secretaria de Ciência e Tecnologia/Museu Espaço Ciências, Secretaria de Saúde e Complexo Portuário de Suape.II– 8º e 9º anos
III – 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Fique sabendo : http://m.noticias.ne10.uol.com.br/grande-recife/noticia/2017/03/21/dia-mundial-da-agua-tem-programacao-extensa-em-pernambuco-669425.php
0 comments: