EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

Tema:  Carnaval Pernambucano Não há outro lugar com tamanha diversidade de ritmos durante o Carnaval que Pernambuco. Aliás, é de lá...

Projeto Mais Vida


Tema:  Carnaval Pernambucano



Não há outro lugar com tamanha diversidade de ritmos durante o Carnaval que Pernambuco. Aliás, é de lá que se tem os registros mais antigos das comemorações da festa pagã no Brasil. É por toda a tradição – e também por suas belezas naturais – que o Estado pernambucano é o terceiro destino brasileiro mais procurado pelos foliões.
Na capital pernambucana, o pontapé oficial do Carnaval é dado pelo Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo. Como todo ano, o bloco inicia a festa na manhã de sábado, pelas ruas do bairro São José, um dos mais centrais da cidade.
O carnaval de Olinda preserva as tradições dos primórdios da festa pagã nordestina. Famosa por seus bonecos gigantes, é pelas ruas da Cidade Alta que desfilam clubes de frevo, maracatus, caboclinhos, afoxés, relembrando a miscigenação das culturas dos povos que formaram nosso país. Os bonecos gigantes, conta a história, são herança da colonização europeia, e acompanhavam as procissões religiosas em meados do século XV. O mais conhecido deles é o Homem da Meia-Noite, que desde a década de 30 inicia, às zero horas de sábado, uma das comemorações carnavalescas mais tradicionais do Brasil!
Fonte (https://rodoviariaonline.com.br/pluralidade-carnaval-de-pernambuco/?gclid=CJL4up7MqNICFZFZhgodz4IPcQ)
Os Blocos tradicionais que fazem sucesso entre os foliões, apresenta  cada um a sua História, cada um com caminhos diferentes, mas o objetivo comum é levar a alegria aos foliões, levando toda a magia para o Carnaval de Pernambuco.
Conheça as histórias:

Homem da Meia noite- 1932
O Homem da Meia noite desfila no sábado de Carnaval. Foto: Acervo PE no Carnaval
Foto: Acervo Pe no Carnaval

O Tão querido homem que desfila no sábado de carnaval pelas ruas de Olinda.
O Grandão com quatro metros e 49,5 quilos foi fundado no dia 2 de fevereiro, na data destinada a Iemanjá na religião do Candomblé. Para o desfile de todos os anos, o Calunga passa por uma série de rituais “Tem um que ocorre sempre às 18h do dia que antecede sua saída pelas ruas de Olinda que eu não posso fazer porque não bebo, que é a troca de roupa dele. Só pode tocar na roupa quem bebe porque é feito um brinde com cachaça no fim. Não posso contar as outras coisas, só posso dizer que no fim uma criança dá banho de perfume nele”, entrega o presidente. Diz o Presidente da agremiação Luiz Adolpho.

Galo da Madrugada – 1978
Foto: Acervo Pe no Carnaval
O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco do mundo. Foto: Acervo Pe no Carnaval
A origem do bloco não se sabe a versão correta, mas é contado que tenha surgido através de um filme chamado “Ladrão da Meia-noite”. A segunda versão é levada com mais veracidade, conta que o Capinteiro Bernadino da Silva sempre via um homem vestido fraque nas cores verde e branco, dente de ouro e Cartola alta, passando pelas ruas de Olinda a partir das 0h. Um dia Bernadino resolveu segui-lo e descobriu que ele era um Dom Juan que pulava a Janela das moças.
E quem iria imaginar que aquele bloco que leva uma multidão de gente que tem hoje, começou apenas com 5 familiares e 2 amigos?
Essas pessoas desejavam resgatar o Frevo de rua. O Bloco saia pela manhã, assim quando o comercio abria para ir arrecadando dinheiro dos comerciários. Algumas pessoas achava que saia muito cedo, até que uma falou “Vamos sair com o galo” (Famosa expressão para dizer que está muito cedo).
Guilherme Menezes, diretor de Marketing da agremiação e filho de um dos fundadores conta que no primeiro ano era apenas uma banda, no segundo já aumentou para duas, e assim foi. Já no quinto ano, a banda não não conseguia dar mais conta, era tanta gente querendo o galo que em 1990 , 10 trios começaram a comandar a festa. Hoje o galo saí com 30 trios e 2,5 milhões de pessoas.
E se não houvesse um acordo com os órgãos Públicos, certeza que esse tal Galo iria aumentar muito mais a quantidade de pessoas.

Eu acho é pouco
Bloco eu Acho é pouco arrasta milhares de pessoas por onde passa. Foto: Jean Ribeiro/Pref. Olinda
Bloco eu Acho é pouco arrasta milhares de pessoas por onde passa. Foto: Jean Ribeiro/Pref. Olinda
O Bloco vermelho e amarelo surgiu na época da ditadura militar e já está na terceira geração. A maior preocupação da agremiação é deixar tudo documentado para a prole.
“O bloco foi criado por nossos pais, mas eles não imaginavam no que ele se transformaria. Então não documentaram nada e esqueceram boa parte dessa história. Por exemplo, até o porquê do nome não se sabe, há várias versões, mas nenhuma oficial”, diz Fabiano Guerra, um dos organizadores.
São duas festas para os adultos ( no sábado e na terça de carnaval) e uma para as crianças, o Eu acho é pouquinho (na segunda)
Mesmo levando em consideração o tamanho da troça toda, Fabiano diz que a pretensão do grupo não é se tornar um bloco gigantesco. “Ninguém é remunerado, a decisão é colegiada e tudo que a gente arrecada é para ver o bloco na rua. Não recebemos nenhum patrocínio, nem público e nem privado. A gente pensa que pode tirar esse dinheiro de quem realmente precisa”.
Foto: Acervo Pe no Carnaval

Bloco da Saudade traz a emoção para o Carnaval de Pernambuco. Foto: Acervo Pe no Carnaval

O Bloco da Saudade foi criado a partir de uma canção do célebre compositor de frevos Pernambucanos, com a proposta de reviver os carnavais líricos da primeira metade do século passado.
Na Letra da canção , o autor quis idealizar o bloco da saudade, uma agremiação que tomaria as ruas de Recife e de Olinda, para que as pessoas revivessem aqueles inesquecíveis grupos carnavalescos.
Onze anos após Edgard Moraes ter composto a canção , um grupo de amantes do carnaval, o intelectual e estético Antonio José madureira, conhecido como Zoca e o jornalista Marcelo Varela , apostou com o compositor que criaria o Bloco da Saudade, e que com o bloco reviveria os antigos carnavais, já que a tradição encontrava-se perdida.
Pela primeira vez na rua, o bloco da saudade desfilou pelo bairro do cordeiro em 1974, ainda sem o característico Abre-alas. Os fundadores do bloco trouxeram de volta a tradição dos blocos de pau e corda ao melhor carnaval do mundo, o carnaval de Pernambuco.
Fonte: http://www.penocarnaval.com.br/noticia/blocos-tradicionais-de-pernambuco-conta-a-sua-historia/

Grupo Nação Maracambuco estará presente na noite dos tambores silenciosos. Créditos: Andrea Rego Barros/Divulgação.
Festeja a cultura afro, deixada pelos nossos antepassados e que resiste ao tempo, se mantendo viva através desses encontros. Quando os tambores silenciarem à meia-noite da segunda-feira de Carnaval e as luzes se apagarem no Pátio do Terço, todos aqueles que morreram na luta, que fizeram parte deste triste capítulo da história da humanidade chamado escravidão, serão reverenciados neste ritual.
Nesta edição de 2017, reverencia o Mestre Roberto, do Maracatu Nação de Luanda, e a cerimônia religiosa estará sob o comando do Mestre Afonso do Maracatu Leão Coroado. Estarão presentes também Maracatu Nação Badia, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Peixinhos, Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Leão Coroado, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Nação Tigre, Maracatu Nação Estrela de Olinda, além do convidado Maracatu Almirante do Forte.
Grupo Nação Maracambuco estará presente na noite dos tambores silenciosos. Créditos: Andrea Rego Barros/Divulgação.

Fonte: http://www.penocarnaval.com.br/noticia/tag/maracatu/

Papangus de Bezerros

papangus
Segundo o professor Ronaldo J. Souto Maior, fundador do Instituto de Estudos Históricos, Arte e Folclore dos Bezerros, a origem dos Papangus de Bezerros data de 1881: “o papa-angu nasceu de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saiam mascarados, mal vestidos, para visitar amigos nas festas de entrudo – antigo carnaval do século dezenove –, e comiam angu, comida típica do Nordeste (agreste) pernambucano. Por isso, as crianças passaram a chamar os mascarados de papa-angu”*.
Há versões populares sobre a origem desses personagens no carnaval de Bezerros. Uma, vem de uma história muito antiga: dois irmãos que comiam muito angu, resolveram cortar as pernas das calças e cobrir o rosto com capuz para não serem reconhecidos, mas o disfarce não funcionou. Foram descobertos pela gula. Outra, é que, no século 19, os mascarados ganharam esse nome depois que uma senhora resolveu preparar angu de xerém para alimentá-los.
Antigamente o papangu tinha a máscara confeccionada com coité (cuia do fruto), cuja pintura era feita com azeitona preta, açafrão e folha de fava. Possuía chocalhos ao redor da roupa, que era enfeitada com palha de banana e na mão levava um maracá de coco seco com pedra dentro.
Atualmente, a matéria–prima usada nas máscaras é o papel colé e maché. Os papangus vestem túnicas compridas, dos pés à cabeça, colocam as máscaras para ficarem totalmente cobertos, pois a meta é se esconder, ganhando a farra sem ser identificados.
Antes de cair na folia, costumam comer angu, que é normalmente fornecido pelos moradores locais.
Quando vai chegando a época próxima do carnaval, os foliões procuram confeccionar suas fantasias em segredo, para não correrem o risco de ser desmascarados antes da festa.
Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=610

Carnaval Saturnino de Brito em imagens









0 comments:

Estadual de Educação oferece mais de 14 mil vagas em cursos técnicos As oportunidades são para 24 cursos em polos localizados em todo Es...

Cursos Técnicos e Profuncionários


Estadual de Educação oferece mais de 14 mil vagas em cursos técnicos

As oportunidades são para 24 cursos em polos localizados em todo Estado
A Secretaria Estadual de Educação inicia, na próxima segunda-feira (20), inscrições do processo seletivo para o preenchimento de 14.095 vagas, em 24 cursos técnicos nas modalidades subsequente, Educação à Distância (EAD) e Profuncionário, em todas as regiões de Pernambuco. Os interessados devem consultar o edital e realizar as inscrições pelo site da pasta (www.educacao.pe.gov.br) até o dia 03 de março. As provas devem ser realizadas online, de 06 a 10 de março, e o resultado final será divulgado no dia 17 de março.
Na modalidade EAD, estão sendo disponibilizadas 9.260 vagas. Já para a modalidade subsequente, destinadas aos estudantes concluintes do Ensino Médio, são 4.095 vagas. Na modalidade Profuncionário, que contempla servidores do quadro administrativo de escolas públicas estaduais, a disponibilidade é de 740 vagas. As matrículas dos classificados acontecem de 20 a 24 de março. As aulas das turmas subsequentes iniciam no dia 27 de março; EAD e Profuncionário começam dia 03 de abril.
Os cursos oferecidos são: Administração (EAD e Presencial), Análises Clínicas (Presencial), Biblioteconomia (EAD), Comércio (Presencial), Comunicação Visual (Presencial), Desenvolvimento de Sistemas (EAD e Presencial), Design de Interiores (EAD), Edificações (Presencial), Eletrotécnica (Presencial), Enfermagem (Presencial), Eventos (Presencial), Informática (Presencial), Logística (EAD Presencial), Manutenção e Suporte de Informática (Presencial), Mecânica (Presencial), Mecatrônica (Presencial), Multimeios Didáticos (EAD), Prótese Dentária (Presencial), Química (Presencial), Recursos Humanos (EAD), Redes de Computadores (Presencial), Saúde Bucal (Presencial), Secretaria Escolar (EAD), Segurança do Trabalho (EAD e Presencial).
No Estado, 66 escolas em 53 municípios oferecerão os cursos técnicos. Para mais informações, os interessados podem ligar para os números: (81) 3183-9862 ou (81) 3183-9866.
CLIQUE AQUI e CADASTRE-SE  https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/  E ESCOLHA O CURSO 

0 comments:

ACONTECEU NA ÚLTIMA 6ª FEIRA (17/02/2017) Assinatura da Lista de Presença - Apoio Pedagógico Maria da Piedade e Risete Analista Técn...

ENCONTRO FAMÍLIA E ESCOLA


ACONTECEU NA ÚLTIMA 6ª FEIRA (17/02/2017)

Assinatura da Lista de Presença - Apoio Pedagógico Maria da Piedade e Risete
Analista Técnica 

Palavra da Gestora Aline Albuquerque

Apresentação da Adjunta Marlene Ribeiro e Educ. de Apoio Vânia Amorim 

Profs: Roseane, Rita, Verildo, Amado e Cícera


Mensagem Motivacional - Arte do Sapateado - Educadora de Apoio Vânia Amorim



Tema: O sucesso do estudante é o sucesso da família é o sucesso da escola


Apresentação Evidências do 2016 - Apoio Pedagógico - Eduneide Abreu

Participação de Convidados


Mais imagens





Ata do Encontro

Confraternização 


A próxima reunião está marcada para o dia 12 de maio 2017
Venha!


0 comments:

O  carnaval  é uma festa popular que surgiu ainda na Antiguidade com intuito de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Foi reconhecida...

História do Carnaval

carnaval venezianocarnaval é uma festa popular que surgiu ainda na Antiguidade com intuito de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Foi reconhecida pela igreja e incluída no calendário cristão depois de muitos séculos, ainda hoje é comemorada no mundo inteiro. Possui características diferentes em cada país que o festeja.
O carnaval comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, de origem portuguesa, o entrudo, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Porém, a comemoração também passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval distinto em cada parte do Brasil. O Rio de Janeiro é famoso pelos desfiles das escolas de samba, na Bahia os trios elétricos atraem milhões de foliões todos os anos e em outros estados, como Pernambuco e Minas Gerais, o carnaval de rua é o mais popular.
Existem outras formas tradicionais de passar o carnaval, que é a última festa antes da quaresma. No século XIII, os nobres franceses começaram a promover grandes festas onde era obrigatório o uso de máscaras e roupas luxuosas - os bailes - e provavelmente foi assim que surgiram as primeiras festas à fantasia. Essas festas logo ficaram populares entre as altas classes em toda Europa e se espalharam por todo o mundo, sendo comuns atualmente.

Origem do Carnaval

A origem do carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do deus Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade. Esse tipo de comemoração se tornou popular em Roma durante os primeiros séculos da era cristã.
O nome Carnaval vem de “Carne Vale”, seu significado está ligado ao fato dessa festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma, um longo período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois que a celebração foi legalizada pela Igreja Católica para coibir o que a instituição classificava como celebração pecaminosa. Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido.
Em 1545, depois do concílio de Trento, mudou-se o calendário de Juliano para Gregoriano e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos. Dessa forma, é reconhecida como festa popular de rua que sofreu uma série de modificações culturais até chegar aos dias de hoje.

Carnaval no Brasil

máscara decoradaO carnaval continua sendo uma data celebrada em todo o mundo. Em alguns países, a tradição resistiu e em outros, enfraqueceu-se; porém, não desapareceu. Em várias partes do mundo, o carnaval reflete os conceitos de sua origem, uma festa onde as pessoas buscam se satisfazer e perder a identidade, por um dia que seja, mas reflete principalmente a cultura de um povo, suas crenças e folclores.
Em cada lugar, há um ritmo e estilo de fazer a folia. No Pernambuco, é possível perceber que a forma mais festejada é ir para rua fantasiado, ao som do frevo, dança típica da região, que surgiu no final do século XIX. Inspirado nas músicas das bandinhas militares e nos maxixes importados da Europa, tem um ritmo acelerado e cativante que praticamente chama o ouvinte a dançar. O frevo é também uma dança. Com uma sombrinha colorida, os dançarinos fazem acrobacias e passos que lembram as danças folclóricas indígenas.
Já na Bahia, muitas pessoas vão às ruas acompanhar os trios elétricos, onde cantam as grandes estrelas do axé. O axé music tem sua origem em uma mistura de estilos musicais como o frevo, o pop rock, o maracatu e até reggae. Esse estilo musical surgiu na década de 80 e vem se tornando muito popular desde então. Há na verdade uma verdadeira indústria por trás do carnaval. Vários setores aquecem a economia da cidade nesta época do ano como os hotéis em Salvador, que apresentam preços ainda mais caros, a venda de abadás para os famosos blocos e a venda de cervejas e bebidas.
No Rio de Janeiro, o samba e os desfiles, televisionados todos os anos, são extremamente populares. O Samba é um estilo musical que deriva de uma mistura das música africanas e portuguesas. Inicialmente era feita nas favelas, onde viviam a população mais pobre, descendentes de escravos, e tinha, como tema, o cotidiano nesses lugares, relações amorosas etc. O samba ficou muito conhecido em meados do século XX e deu origem às marchinhas de carnaval, até hoje muito populares. Durante o carnaval a Cidade Maravilhosa recebe ainda mais turistas e os hotéis no Rio de Janeiro costumam apresentar preços elevados, por isso é recomendável se planejar com antecedência para evitar gastos maiores do que o esperado.
No Brasil, portanto, cada região tem uma tradição para comemorar essa data. O carnaval aqui é um dos mais importantes feriados do ano, atrai milhares de turistas estrangeiros e nativos, movimentando a economia e estimulando a perpetuação da cultura de Norte a Sul do país.

História do Carnaval no Brasil

O carnaval chegou ao Brasil à partir do século XIII, quando os portugueses trouxeram a brincadeira do entrudo, típica da região de Açores e Cabo Verde, que consistia em um jogo em que as pessoas sujavam umas às outras com tintas, farinha, ovos e também atiravam água.
máscara de carnavalNo século XIX foram promovidos os bailes parisienses, nos quais os convidados deveriam usar máscaras. Cresceu o interesse por esse tipo de festa porque o entrudo causava muita confusão por ser uma prática que apelava para violência. Nos bailes, que aconteciam em local fechado, o público era composto por convidados que se dispunham a fantasiar-se e ouvir música. Uma figura importante desse período é Chiquinha Gonzaga que compôs músicas de carnaval e pertencia a esse grupo de classe burguesa frequentadora dos bailes.
No Rio de Janeiro, século XX, surgiram as primeiras escolas de samba. No final da década de 1920, os desfiles agradaram muito a população e tornou-se uma forma popular de comemoração do carnaval ainda muito forte, tanto no Rio, quanto em São Paulo. No Nordeste do país o jeito mais popular de passar o carnaval é ir para as ruas, mantendo um pouco da tradição trazida pelos portugueses. Na Bahia, mais especificamente manteve-se o costume do carnaval de rua, mas fortaleceu-se os trios elétricos depois da década de 1980.

0 comments:

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&men=68

Calendário 2017


http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&men=68

0 comments:

Educ. Apoio: Minha alegria é grande  pelo resultado 30 estudantes na UFPE.  Um em medicina na 1ª entrada. É gratificante... ...

CONCLUINTES 2016



Educ. Apoio: Minha alegria é grande 
pelo resultado 30 estudantes na UFPE.
 Um em medicina na 1ª entrada. É gratificante...







0 comments:

O VEM Passe Livre RMR garantirá o direito à gratuidade de duas passagens por dia útil no sistema de transporte público da Região Metrop...

VEM PASSE LIVRE 2017




O VEM Passe Livre RMR garantirá o direito à gratuidade de duas passagens por dia útil no sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife para os estudantes da Rede Estadual. 

A emissão do VEM Passe Livre RMR deve ser agendada através do site de agendamento do VEM Passe Livre RMR. 

Após o agendamento do VEM Passe Livre RMR, o estudante deverá comparecer pessoalmente, no dia e hora agendada, ao Posto de Atendimento VEM, situado na Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, portando obrigatoriamente:
  • Número do protocolo de agendamento
  • Documentos originais com foto
  • CPF próprio (crianças também serão obrigadas a possuir o seu próprio CPF e apresentá-lo)
  • Comprovante de residência atual


A retirada do cartão é feita no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, nº 259, no bairro da Boa Vista. Os cartões são impressos na hora. No dia do atendimento, os estudantes devem levar documentos originais com foto, CPF e comprovante de residência.
  
Dúvidas frequentes do VEM Passe Livre

1. Como solicitar?

Para solicitar o VEM Passe Livre é necessário que o aluno esteja matriculado em uma escola da Rede Estadual de Ensino ou na Universidade de Pernambuco. Procure a secretaria da sua escola/faculdade e atualize seus dados. Para isso, confirme o número do seu CPF na secretaria e em seguida faça o agendamento para atendimento no site: www.atendimentovem.com.br

2. Onde solicitar?

No dia e horário do agendamento, o estudante deve comparecer à Central de Processamento e Comercialização de Créditos Eletrônicos, no endereço: Rua da Soledade, nº 259, Boa Vista, portando os seguintes documentos:

Para primeira via:
Carteira de estudante, CPF, RG, comprovante de residência. É necessária a presença do aluno para retirada da foto.

Para segunda via:
Carteira de estudante, CPF e o pagamento da taxa correspondente a 06 (seis) tarifas do anel “A” inteira.

3. O que fazer se não conseguir realizar agendamento para emissão do cartão?

Procurar sua Instituição de Ensino para regularizar a situação cadastral.

4. Como bloquear o VEM Passe Livre?

O bloqueio do VEM Passe Livre poderá ser realizado através do Sac do VEM Trabalhador 3125-7858 e Sac do VEM Estudante 3182-5553. O pedido pode ser solicitado pelo responsável ou pelo próprio estudante, devendo ser informado o nome do aluno, CPF, data de nascimento e nome da mãe.

5. Créditos do VEM Passe Livre

O VEM Passe Livre é carregado com 44 créditos, concedidos pelo Governo do Estado, no primeiro dia útil de cada mês. Para estudantes do curso EAD são concedidos até 8 créditos no mês.

6. O que fazer se tiver problemas com recarga?

Entrar em contato com a Central de Atendimento do Grande Recife, através do 0800.0810158

0 comments:

Inscrições para a OBA estão abertas Melhores colocados representarão o país em olimpíada internacional Estão abertas até o dia 19 de...

20º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Inscrições para a OBA estão abertas

Melhores colocados representarão o país em olimpíada internacional




Estão abertas até o dia 19 de março as inscrições para a 20º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Podem participar da disputa alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o país, por meio da inscrição que deve ser feita pelo site: www.oba.org.br. A competição ocorre em fase única, no dia 19 de maio, em todas as escolas participantes.

As provas estão divididas em quatro níveis, sendo três para alunos do ensino fundamental e um para os do ensino médio. Cada uma delas é composta por dez perguntas: três de astronáutica e sete de astronomia. Os vencedores ganharão medalhas de acordo com suas classificações e os melhores irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (OIAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2018, além de concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais de São São José dos Campos, em São Paulo.

0 comments:

Programa Ganhe o Mundo abre inscrição para intercâmbio São mil vagas para a modalidade tradicional e dez para a modalidade musical As...

Programa Ganhe o Mundo até o dia 24 fevereiro 2017

Programa Ganhe o Mundo abre inscrição para intercâmbio

São mil vagas para a modalidade tradicional e dez para a modalidade musical



Assessoria de Comunicação - 03/02/2017 12:48h


Estão abertas as inscrições para o intercâmbio 2017 do Programa Ganhe o Mundo (PGM) tradicional e Ganhe o Mundo Musical. Para o PGM tradicional, estão sendo oferecidas mil vagas para os estudantes que realizam o curso de idiomas. Para o PGM Musical, são dez vagas para estudantes da rede estadual com habilidades musicais em instrumento ou canto. Para o PGM tradicional, a inscrição segue até o dia 24 deste mês. Já o Musical, os estudantes devem se inscrever até o dia 18 deste mês. Ambos são realizados pela página do Programa Ganhe o Mundo no site da Secretaria Estadual de Educação (
www.educacao.pe.gov.br).

No PGM tradicional, as provas de português, inglês, espanhol e matemática acontecem no dia 31 de março. As mil vagas estão divididas em 715 vagas para língua inglesa e 285 vagas para língua espanhola. O resultado final será publicado no dia 25 de abril.

As provas escritas e de audição, no caso do PGM Musical, acontecem no dia 17 de março, no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), parceiro do Programa. O resultado final será publicado no dia 18 de abril.

PGM Esportivo - Seguem até o dia 17 de fevereiro as inscrições para o Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2017. Serão disponibilizadas 20 bolsas de estudo e treinamento para os alunos-atletas de escolas da rede estadual de ensino realizarem um intercâmbio educacional e esportivo no exterior durante dois meses. O edital completo está disponível no site da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer: www.empetur.pe.gov.br.



As boas vindas ao retorno da estudante Alexia 










0 comments: