Alguns séculos na história, quando o educador francês Barão Pierre de Coubertin iniciou uma reforma no ensino do seu país ao aliar os esportes à educação. Ele acreditava que a prática esportiva trazia consigo valores muito importantes para a formação dos jovens. Como parte desta revolução, Pierre de Coubertin idealizou e liderou a retomada de uma competição esportiva mundial inspirada nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Os Jogos estão fortemente relacionados à educação e ao poder inspirador dos esportes.
Quando as bandeiras Olímpica e Paralímpica são hasteadas durante as cerimônias de abertura de seus respectivos Jogos, o mundo todo passa a celebrar os ideais dos Movimentos Olímpico e Paralímpico
Valores Olímpicos
- Amizade;
- Excelência;
- Respeito.
Valores Paralímpicos
- Igualdade;
- Coragem;
- Inspiração;
- Determinação.
- Alegria do Esforço – os jovens desenvolvem e praticam habilidades físicas, intelectuais e de comportamento quando desafiam uns aos outros.
- Jogo Limpo – aprender a jogar limpo no esporte pode desenvolver e reforçar este comportamento na comunidade e na vida.
- Respeito pelos Outros – aceitar e respeitar a diversidade e agir de modo pacífico.
- Busca pela Excelência – a busca pela excelência pode ajudar os jovens a fazer escolhas saudáveis e positivas, para que se esforcem e sejam o melhor que puderem em tudo que realizarem.
- Equilíbrio: corpo, vontade e mente – o aprendizado ocorre em todo o corpo, não apenas na mente.
0 comments: