EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

                          https://www.rio2016.com/educacao/midiateca/agentes-jovens/cartazes-valores-olimpicos-e-paral...

Contextualizando o momento Olímpico 2016



Amizade (Valor Olímpico)        Respeito (Valor Olímpico)

Excelência (Valor Olímpico)      Igualdade (Valor Paralímpico)

Inspiração (Valor Paralímpico)      Determinação (Valor Paralímpico)

Coragem (Valor Paralímpico) 


"Os mascotes são um dos símbolos mais importantes dos Jogos porque eles criam um elo emocional com o nosso público e são os verdadeiros embaixadores do evento, criando uma conexão especialmente com as crianças", explica Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.  
O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do país -  tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Já o Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira - está sempre crescendo e superando obstáculos. Ambos são criaturas mágicas e prometem encantar a todos com seus superpoderes.
"Os mascotes Rio 2016 representam a diversidade da nossa cultura, do nosso povo, a nossa alegria, o nosso jeito de ser. Ambos são criaturas mágicas, com superpoderes, que têm tudo a ver com o universo do público infanto-juvenil, que a gente quer tanto engajar para o nosso evento", conta Beth Lula.
E, antes de qualquer coisa, os mascotes Rio 2016 também são conectados. A dupla tem perfis próprios no Facebook (Olímpico e Paralímpico) e no Twitter (Olímpico e Paralímpico), além de um site exclusivo com atividades desenvolvidas especialmente para as crianças. https://www.rio2016.com/noticias/conheca-os-mascotes-dos-jogos-olimpicos-e-paralimpicos-rio-2016-e-ajude-a-escolher-seus-nomes

ESCOLA SATURNINO DE BRITO
GINCANA ESTUDANTIL - TEMA: OLIMPÍADAS
PROJETO VIDA
PERÍODO: 08 a 12 de Agosto 2016.

JUSTIFICATIVA: Educação Olímpica é mais do que os esportes, são princípios e os valores do Olimpismo - princípio ético que norteia a prática esportiva. Este ano de 2016 as Olimpíadas serão sediadas no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, 10.900 atletas de 204 países virão para o Brasil disputar medalhas entre os dias 05 a 21/08/2016. Contextualizando o momento é que desejamos inserir nossos estudantes, despertando seus talentos.
OBJETIVO : Vivenciar os valores Olímpicos e Paralímpicos

1ª TAREFA - TOCHA OLÍMPICA E CASAL OLÍMPICO
            1º lugar: 50 pontos    2º lugar: 30 pontos
            3º lugar: 15 pontos    4º lugar: 10 pontos

2ª TAREFA – APRESENTAÇÃO DA MÚSICA OLÍMPICA OFICIAL OU DE UMA MÚSICA DE AUTORIA PRÓPRIA CUJA LETRA TENHA OS VALORES OLÍMPICOS OU ESPÍRITO OLÍMPICO
            1º lugar: 50 pontos    2º lugar: 30 pontos
            3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos

3ª TAREFA – APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA OU RÍTMICA

            1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos
            3º lugar: 15 pontos                           4º lugar: 10 pontos

4ª TAREFA – APRESENTAÇÃO DE “COUWERT” DE UM ATLETA OLÍMPICO COM MÍMICA DO ESPORTE OLÍMPICO.
            1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos
            3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos

4ª TAREFA – APRESENTAÇÃO DE “COUWERT” DE UM ATLETA OLÍMPICO COM MÍMICA DO ESPORTE OLÍMPICO.
            1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos
            3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos

5ª TAREFA – APRESENTAÇÃO DE “COUWERT” DE UM ATLETA OLÍMPICO COM MÍMICA DO ESPORTE OLÍMPICO.
            1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos
            3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos

6ª TAREFA - APRESENTAÇÃO DE CARTAZ OU SLIDES COM 10 IMAGENS INTERESSANTES REFERENTES  À OLIMPÍADAS 2016 (PESSOAS E CURIOSIDADES DAS OLIMPÍADAS)
OBS.: A apresntação deverá ser acompanhada de um pequeno texto, contando o fato da imagem.

                        1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos
                        3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos

7ª TAREFA - PESQUISA DOS MEDALHISTAS OLÍMPICOS -  APRESENTAR COMO PRODUÇÃO TEXTUAL – RESUMO 0U SLIDES; APRESENTAÇÃO DE CURTA METRAGEM OU TELEJORNAL
                        1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos
                        3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos

8ª TAREFA – CARICATURA OU PINTURA SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS 2016
                        1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos
                        3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos
9ª TAREFA - TEATRO MUDO SOBRE O “ESPÍRITO OLÍMPICO” OU “VALORES OLÍMPICOS
                        1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos                          

3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos

10ª TAREFA - JOGOS PARAOLIMPICOS APRESENTAÇÃO DE CURTA METRAGEM OU TELEJORNAL
                        1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos                           3º lugar: 15 pontos                4º lugar: 10 pontos

11ª TAREFA – RESULTADO DOS JOGOS INTERCLASSES – Educação Física

                        1º lugar: 50 pontos               2º lugar: 30 pontos                           3º lugar: 15 pontos                4º lugar: 10 pontos


DAS OBRIGAÇÕES DAS TURMAS
1. Preparar-se e empenhar-se, estudante a estudante, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela gincana, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas;

2. Portar-se com elegância desportiva durante a execução das tarefas da turma concorrente evitando prejudicá-la por qualquer meio, inclusive barulho. O Júri poderá até mesmo, a seu critério, tirar todos os pontos correspondentes à tarefa da equipe que perturbar o andamento da apresentação;
3. Apresentar recurso por escrito através do Representante da turma diretamente ao Júri ou Educador de Apoio ou Apoio Pedagógico, caso venha a se sentir prejudicada ou de dúvida. O recurso deve ser obrigatoriamente apresentado por escrito no início dos trabalhos da Gincana. É vedada a sustentação oral do recurso, sendo passível de perda de pontos a insistência em fazê-lo (a critério do Júri);
4. Será vedada a utilização de serviços de profissionais especializados (atores, diretores, coreógrafos, etc.) para a execução em quadra de qualquer tarefa, excetuando-se aquelas tarefas em que tais serviços são expressamente liberados. Penalidade: perda total de pontos da referida tarefa;
5. As tarefas devem ser executadas na ordem em que se encontram listadas. Cada uma terá uma tolerância de 2 (dois) minutos para sua apresentação.
GESTÃO, EDUCADORES DE APOIO E APOIO PEDAGÓGICO PROVIDENCIAR:
Preparar as tarefas e sorteios por turma
Divulgar a Gincana e seu cronograma
FAZER ELEIÇÃO DE 02 REPRESENTANTES POR TURMA
Estabelecer horários relacionados à execução da Gincana
Organizar as pastas com as atribuições e tarefas de cada turma;
Som (caixas, CD Players, microfones, campainhas etc.) e testes
 Cartazes de identificação da Gincana
Confecção de faixa garota/garoto
Confeccionar certificados de participação para os convidados da gincana.
DO JÚRI
O corpo de Jurados é constituído por professores, de cada turno, e deve:
Atribuir notas às Tarefas,
Fiscalizar e acompanhar a execução das tarefas dos concorrentes;
Tirar pontos correspondentes à tarefa da turma que perturbar o andamento da apresentação de outra turma.
AVALIAÇÃO
Participação solidária nos preparativos e durante a Gincana (coletiva e individual)
Cumprimento das tarefas (coletiva e individual)

0 comments: