EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

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ENEM - CONCLUINTES 2016

http://appprova.com.br/2016/05/19/competencias-e-habilidades/

O que são competências e habilidades?

Uma preocupação relevante, hoje, na educação é o como ensinar e como avaliar pelas competências e habilidades. Um ponto muito forte, relacionado principalmente ao ensino médio é a avaliação coletiva ao final do ciclo básico: oENEM. Como todos sabem essa prova está relacionada à avaliação do desempenho dos alunos ao final do ensino médio e tem como orientador a Matriz de Referência com os descritores das Competências e Habilidades.
Normalmente as discussões, as orientações e os estudos sobre os dois termos são pautadas com a preocupação de suprir dificuldades e conhecimentos relacionados a essa matriz. Isso é relevante, mas temos que pensar sobre Competências e Habilidades além dessa única orientação.
As definições dos dois termos já nos abrem uma quantidade de indagações e dúvidas, mostrando que são temas que apresentam uma necessidade de estudos contínuos e constantes para uma maior compreensão, para um maior esclarecimento e para a utilização concreta do desenvolvnto de Competências e Habilidades em todos os seguimentos da educação. Uma leitura detalhada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já nos mostra essa preocupação.

O que são competências?

Ao consultarmos o Dicionário Aurélio encontramos três definições para competência:
   1. Faculdade concedida por lei a um funcionário, juiz ou tribunal para apreciar e julgar certos pleitos ou questões.
   2. Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.
   3. Oposição, conflito, luta.
Vamos nos ater à segunda, que é pertinente à educação. Note que é uma qualidade de apreciar e resolver um problema, envolvendo a sua capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade. Indivíduos com essa competência, apesar de sabermos que existem atividades profissionais variadas, são bem-sucedidos.
Em algumas situações aparece a preocupação de que o ensino/aprendizagem por Competências e Habilidades pode prejudicar o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina. Esse raciocínio não se aplica, a proposta é de que se consiga fazer com que o aluno tenha competência para aprender. Sendo assim é necessário que junto com os conteúdos sejam criadas situações para o desenvolvimento de habilidades para se obter esse resultado.
As competências na sociedade atual são essenciais para que o indivíduo tenha sucesso em sua vida social e na carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma em que os seus problemas são resolvidos. O mercado de trabalho solicita pessoas capazes e existe uma reclamação no contexto geral que estamos em falta de indivíduos capazes de:
  • tomar decisões,
  • liderar,
  • resolver conflitos
  • e utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo acadêmico.

O que são Habilidades?

Vamos pegar um caso bem simples para iniciarmos a nossa conversa sobre as habilidades, um indivíduo nas séries iniciais vai aprender a ler e a escrever, quando ele domina esse processo podemos falar que ele apresenta essas habilidades. O importante é que com essas habilidades ele tenha a compreensão em uma leitura de um texto, sendo assim caso ele domine a escrita e a leitura, mas não consiga ter compreensão de textos ele não será competente para esse domínio.

Como relacionar competências e habilidades?

Uma explicação para mostrar a relação entre competências e habilidades pode ser feita com a leitura de um gráfico. O leitor deve ter capacidade de observar as informações contidas no mesmo, que serão associadas a conhecimentos desenvolvidos ao longo do aprendizado, para que consiga ter uma compreensão que será utilizada para solução de uma situação problema. Note que eu tenho conteúdos e habilidades envolvidos, “informação e conhecimento”, para resolver o que foi proposto com competência.
Não podemos deixar de ressaltar que um aluno ao desenvolver competências e habilidades com orientações de um educador vai aprender a usá-las de maneira adequada e convenientes. Por exemplo: em uma aula de educação física, sobre um determinado esporte ele vai aprender as regras desse esporte e como deverá obedecê-las.Esse comportamento de ser competente, mas também conveniente, deve ser desenvolvido em todas as áreas de conhecimento.

Conclusão

Procuramos nesse primeiro texto fazer uma introdução ao que é Competência e Habilidade, sem preocupar em descrever ou relacionar os eixos cognitivos, as competências e as habilidades presentes na Matriz de Referência utilizada pelo ENEM.

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