Ação:Minha Escola Sustentável
Participação no concurso:
NOSSA ESCOLA CONTRA AEDES
Tarefa: Cartaz Publicitário
Justificativa: Contribuição para a formação da
cidadania e participação sócio ambiental para adoção de novos comportamentos em
relação ao meio ambiente.
O Concurso “NOSSA ESCOLA CONTRA O AEDES”
é uma promoção da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, e conta com o
apoio da Secretaria Estadual de Saúde. Tem por objetivo estimular a
participação dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio – através
da produção de cartazes e de campanhas publicitárias – em ações de mobilização
e combate ao mosquito aedes aegypti,
promovendo a prevenção da dengue, chikungunya e zica.
Poderão participar do
Concurso “NOSSA ESCOLA CONTRA AEDES” estudantes que estejam regularmente
matriculados no Ensino fundamental ou no Ensino médio, na Educação de Jovens e
Adultos – EJA Fundamental e Médio e no projeto Travessia das escolas públicas
da rede estadual de ensino de Pernambuco.
CATEGORIA
PARA O CONCURSO
CAMPANHA
PUBLICITÁRIA – 9º ano EF, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos médio;
EQUIPES COMPOSTAS DE 02 ATÉ 04 ESTUDANTES
a) As produções
deverão atender às características, à estrutura e à função sociocomunicativa do
gênero textual Campanha Publicitária, a saber:
i. reúne,
normalmente, linguagem verbal e linguagem visual
ii. presença de
slogan e de linguagem clara e objetiva;
iii. persuasão
do leitor para aderir uma ideia;
b)
As campanhas publicitárias deverão ser compostas por imagem e slogan com a
finalidade de convencer toda comunidade escolar a assumir atitudes de combate
contra Aedes aegypti. Além disso, é
necessário ser elaborada uma proposta de
divulgação para a campanha1
c)
A proposta de divulgação consiste na elaboração de um plano que prevê como e
onde será feita a divulgação da campanha publicitária de modo a alcançar o
maior número possível de pessoas na comunidade local. Por exemplo, a campanha
poderá ser divulgada através de meios de comunicação como as redes sociais, as
emissoras de rádio, de jornais, Blogs, etc, alertando sobre ações preventivas
que podem ser adotadas pelo cidadão no sentido de evitar a proliferação de
mosquitos e surgimento de doenças.
d)
As campanhas publicitárias deverão ser PRODUZIDAS EM PAPEL A4 OU CARTOLINA, com um projeto visual atrativo.
e)
As produções deverão ser inéditas,
elaboradas a partir de atividades escolares, não terem sido retiradas/copiadas
da internet, livros, revistas, folhetos etc., e contemplando o tema proposto: NOSSA ESCOLA CONTRA O AEDES.
Serão
automaticamente desclassificadas as produções que não atendam aos requisitos
deste regulamento e/ ou apresentem rasuras ou elementos que impeçam a
verificação de sua autenticidade ou de sua autoria.
DA
SELEÇÃO DOS TRABALHOS
A
primeira etapa ou seleção local consiste no processo interno de seleção que
será realizado pela própria escola. O processo de seleção será de 09 trabalhos,
sendo 03 (três) para cada uma por turma: 9º, 1º,2º,3º, EMEJA I e III, pela Comissão
Técnica estabelecida na Escola.
A segunda etapa (ou seleção regional) consiste
no processo de seleção dos 03 (três) melhores trabalhos em cada uma das
categorias dispostas neste regulamento, escolhidos na primeira etapa (em âmbito
local), e a será realizado pela Comissão Técnica estabelecida na Gerência
Regional de Educação.
A
terceira e última etapa consiste na seleção estadual pela Comissão Julgadora em
primeiro, segundo e terceiro lugar para cada uma das categorias dispostas neste
regulamento dos trabalhos escolhidos na segunda etapa (em âmbito regional),
utilizando-se dos critérios de julgamento definidos, totalizando 09 (nove)
trabalhos.
OBS.:
Após a primeira etapa de seleção local que será realizada pela escola, os
trabalhos selecionados juntamente com as fichas de inscrição deverão ser
enviados para a Gerência Regional de Educação à qual a escola é jurisdicionada,
respeitando as orientações de seleção dos trabalhos (Art.14). Após a segunda
etapa, a Gerência Regional de Educação deverá enviar os trabalhos selecionados
juntamente com as fichas de inscrição à Secretaria de Educação do Estado.
Em
caso de empate, será considerado (a) vencedor (a) o trabalho que obtiver maior
pontuação em 1º - Relevância e aplicação da temática, 2º -
Criatividade/originalidade, 3º clareza na apresentação da mensagem, 4º média
anual dos candidatos
Relevância e aplicação da temática
proposta 2,0
pontos
Criatividade/Originalidade 2,0 pontos
Material capaz de estimular o leitor a
aderir à campanha 2,0
pontos
Adequação da proposta de divulgação 2,0
pontos
Atendimento às características/estrutura
do Gênero Textual 1,0
pontos
Correção ortográfica 1,0
pontos
DA
PREMIAÇÃO
Serão premiados os 03 (três) melhores
trabalhos em cada uma das categorias dispostas neste regulamento, a saber:
Cartaz e Campanha Comunitária devidamente selecionados pela Comissão Julgadora
da Seleção entre os trabalhos escolhidos pelas Comissões Técnicas em âmbito
Local, Regional e Estadual.
COLOCAÇÃO
PREMIAÇÃO – 9ºANO ENSINO FUNDAMENTAL
1º Lugar TABLET
2º Lugar KIT LITERÁRIO (com 10 títulos)
3º Lugar KIT LITERÁRIO (com 05 títulos)
COLOCAÇÃO
PREMIAÇÃO - ENSINO MÉDIO
1º Lugar TABLET
2º Lugar KIT LITERÁRIO (com 10 títulos)
3º Lugar KIT LITERÁRIO (com 05 títulos)
O concurso será dividido em três etapas: a primeira, que acontece no período de 28 de março a 1º de abril, será realizada pela própria escola, que selecionará os melhores trabalhos nas categorias dispostas no regulamento. De 04 a 15 de abril será realizada por uma comissão técnica da Gerência Regional de Educação a segunda etapa. Serão escolhidos os três melhores trabalhos de cada categoria.
ORIENTAÇÃO
AOS PROFESSORES DE BIOLOGIA
– ORGANIZAR AS EQUIPES DE 02 ATÉ 04
ESTUDANTES
- LEITURA
SOBRE A CATEGORIA DO CONCURSO E ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS
28
e 01/04 – APRESENTAÇÃO
DOS CARTAZES E ESCOLHA POR TURMA DO QUE ATENDE A EXIGÊNCIA DO CONCURSO, OS
ESCOLHIDOS PASSARÃO PARA A COMISSÃO JULGADORA.
01/04 – COMISSÃO JULGADORA – PROFESSORES POR
TURNO
01/04 - ENVIO
DO CARTAZ ESCOLHIDO À GRE METRO SUL.
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