EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

Bullying – mais perto do que imaginamos! CARINA GONÇALVES 17 Setembro 2015 | 16:12 “Brincadeira” que não promove alegria pa...

Mais perto que se pode imaginar...





Bullying – mais perto do que imaginamos!

CARINA GONÇALVES
17 Setembro 2015 | 16:12

“Brincadeira” que não promove alegria para todos não é brincadeira
 Abuso de confiança, apelidos desagradáveis, menções depreciativas e toda e qualquer situação que pode ser caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, realizadas repetidamente por uma ou mais pessoas, contra um ou grupo de colegas, dentro e fora da sala de aula, pode sim ser considerado como bullying. Esse termo, de origem inglesa “bully”, que significa valentão ou brigão, está longe de ser legal ou apreciado por todos. Sabemos que isso acontece desde que o mundo é mundo. Porém, nas últimas décadas o tema bullying tomou um posicionamento importante na sociedade e nos principais órgãos e instituições de ensino como fonte para debates instrutivos e conceituais, com o objetivo de encontrar soluções aplicáveis para a diminuição de problemas decorrentes a esta prática dentro e fora do ambiente escolar. Com o uso da tecnologia, inclusive, muitos praticantes desta ação escondem-se atrás de nomes falsos (fakes) para promoverem discórdia, vergonha, rechaçamento e humilhação de seu alvo – criança, adolescente ou adulto.
 Não importa como as ações são realizadas – pessoalmente ou por meio online –, o resultado sempre é devastador nos dois casos. As vítimas de bullying que passam por humilhações costumam se isolar,  apresentam queda no rendimento escolar e no trabalho, além de, também, poderem desenvolver doenças psicossomáticas e traumas para a sua personalidade. As consequências são sérias e preocupantes, pois há relatos de pessoas que cometem ações trágicas como suicídio para se verem livres de seus problemas.
 http://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-branca-alves-de-lima/bullying-mais-perto-do-que-imaginamos/

0 comments: