EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

Pesquisadores que estudam as aves do CEP ( Centro de Endemismo Pernambuco)  há mais de 11 anos não têm conseguido observar algumas espécie...

Ameaça ...


Pesquisadores que estudam as aves do CEP (Centro de Endemismo Pernambuco) há mais de 11 anos não têm conseguido observar algumas espécies, o que reforça a suspeita de tais aves já terem desaparecido da região. O estudo coordenado pelo ecólogo Glauco Alves Pereira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/PA) e outras instituições, alerta para a necessidade de se adotar, com urgência, ações de conservação das aves e de fiscalização dos desmatamentos ilegais na Mata Atlântica.

O que pode ser feito para amenizar a ameaça de extinção dessas aves? Os pesquisadores sugerem, como medidas de emergência, o plantio de árvores nativas nas áreas desmatadas e entre os fragmentos, o que ajudaria as aves a se deslocarem, ajudando a colonizar novas áreas.
Outra medida sugerida é aumentar a fiscalização para coibir o desmatamento ilegal e assegurar a proteção das matas ciliares nas Áreas de preservação permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), bem como implementar as ações previstas nos programas de conservação das espécies ameaçadas de extinção.

0 comments: