EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=2180 Curtas-metragens produzidos por estudantes da rede estadual conc...

Inscrições abertas para III Mostra Competitiva do cineCabeça


Curtas-metragens produzidos por estudantes da rede estadual concorrem nas categorias Documentário, Ficção e Livre


O projeto cineCabeça realiza, entre os dias 16 e 18 de dezembro, no Cinema São Luiz, sua III Mostra Competitiva. As inscrições já estão abertas e vão até 10 de dezembro, exclusivamente para estudantes da rede estadual de ensino.

Para se inscrever, os estudantes deverão enviar uma cópia do filme, em DVD, para o endereço Rua Gervásio Fioravante (CEP 52011-030), número 120, sala 501, bairro das Graças, Recife. Serão aceitos arquivos de vídeo nos formatos .avi, .mp4,.mov (h264), entregues até as 18h da data limite de inscrição. Junto com o filme, os candidatos devem enviar preenchida a ficha de inscrição que consta no regulamento.

A mostra será disputada em três categorias. Nas modalidades Ficção e Documentário, podem concorrer apenas os filmes produzidos por estudantes participantes do curso de iniciação audiovisual do cineCabeça. Na categoria Livre, uma das novidades da mostra neste ano, podem disputar curtas-metragens de até 5 minutos produzidos por quaisquer estudantes da rede estadual.

Uma comissão julgadora vai eleger, de acordo com os critérios expostos no regulamento, 10 filmes de cada categoria para exibição no Cinema São Luiz nos dias 16 e 17 de dezembro. Uma nova seleção vai determinar três curtas-metragens de cada categoria, que serão apresentados na final da Mostra, no dia 18, também no Cinema São Luiz. Na ocasião, também serão anunciadas as classificações – de primeiro a terceiro lugar de cada modalidade.

Os vitoriosos receberão prêmios que vão de câmeras cybershots a computadores e filmadores handycam HD. Os filmes também serão premiados com troféus de melhor Direção, Roteiro, Fotografia, Ator e Atriz.

CINECABEÇA – O projeto é realizado pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) em parceria com o Programa CinEscola e a organização não-governamental Centro de Atitudes. O cineCabeça tem como ações principais: o Escola no Cinema, que leva estudantes e professores de escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife para sessões no Cinema São Luiz, na Rua da Aurora; o Fera cineCabeça, também no Cinema São Luiz, com aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) relacionando trechos de filmes nacionais com os conteúdos exigidos na prova; o Cabeça de Cinema, curso de iniciação audiovisual; e, finalmente, a oficina de cineclubismo. Desde 2010, o cineCabeça já beneficiou mais de 33,7 mil estudantes e 1,1 mil professores da rede pública estadual. Atualmente, 24 cineclubes estão em funcionamento em escolas estaduais e outros 18, estão em fase de implantação. Ao todo, os estudantes já produziram, desde 2010, mais de 60 curtas-metragens.

0 comments: