Pofessor de Ednaldo P Relacionar os temas estu...
Estudo do Meio Litoral e Agreste de Pernambuco - 22/11/2014
Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho de campo em Geografia e História. Uma das intenções principais é levar a turma a compreender a paisagem cultural, a união de elementos naturais e construídos pelo homem em determinado espaço, entendendo as relações biológicas, sociais e econômicas que a estruturam.
Estudo do meio: Litoral e Agreste de Pernambuco
Objetivo
Conhecer, coletar informações e analisar diversos aspectos (cultural, social, ambiental e econômico) de um ambiente específico. O desafio é entender como eles se relacionam entre si.
Anos
Todo o Ensino Médio
Antes da visita
Como se trata de uma visita mais ampla, é preciso definir previamente quais aspectos se deve observar. Além de espaço para a coleta de dados, o caderno de campo deve ter um material didático que ajude o aluno a entender o que está observando, como mapas do local, fotografias antigas e reportagens.
Durante a visita
A turma pode ser dividida em grupos - cada um fica responsável por analisar um aspecto específico e reunir informações sobre ele. Se houver dúvidas, oriente os alunos a encontrar possíveis respostas por meio de entrevistas, por exemplo, e a registrar as que persistirem.
Depois da visita
As informações coletadas devem ser compartilhadas (em debates ou com a criação de bancos de dados coletivos) e aprofundados por meio de pesquisas em fontes escritas. Em seguida, no momento da síntese, é hora de relacioná-las e descobrir quais fenômenos têm razões externas ao local estudado - e, por isso, precisam de mais pesquisa.
Share This
About author: EREM SATURNINO DE BRITO
Cress arugula peanut tigernut wattle seed kombu parsnip. Lotus root mung bean arugula tigernut horseradish endive yarrow gourd. Radicchio cress avocado garlic quandong collard greens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments: