EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

Fim do Bimestre Letivo - Avaliações e Resultados


0 comments:

Segue os links do vídeo Institucional e da página da Olimpíada contendo todo o regulamento, material de divulgação, premiação!.  Li...

7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.


Segue os links do vídeo Institucional e da página da Olimpíada contendo todo o regulamento, material de divulgação, premiação!. 

Link para conhecimento e inscrição: http://www.olimpiada.fiocruz.br/

Vídeo Institucional da 7ª Olimpíada: https://www.youtube.com/watch?v=1UO6aE1lZCg&feature=youtu.be 

0 comments:

O Prêmio “Curta Histórias” é uma iniciativa do Ministério da Educação - por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, D...

O Tema da Edição – 2014 é “Personalidades Negras”, Homenageando o Centenário de Abdias Nascimento.


O Prêmio “Curta Histórias” é uma iniciativa do Ministério da Educação - por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI e em parceria com a Fundação Vale, Fundação Telefônica, Fundação Palmares e UNESCO. Em sua segunda edição, o Prêmio objetiva originar ações que promovam a diversidade étnico-racial brasileira, seguindo a perspectiva da Lei 10.639/03 e Parecer CNE 03/2004 com alunos das escolas públicas de todo o país. Para tal, o tema da Edição – 2014 é “Personalidades Negras”, homenageando o centenário de Abdias Nascimento.
Poderão participar exclusivamente alunos (as) da Educação Básica matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, Distrito Federal, Poder Público estadual ou municipal, optando no ato da inscrição por uma das quatro categorias: Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos. As escolas poderão fazer uma única inscrição por categoria e até quatro inscrições por unidade de ensino, conforme os níveis de ensino de cada unidade.
As inscrições para o Prêmio Curta Histórias ocorrerão no período de 25 de março a 25 de abril e mais informações podem ser obtidas no sítio da internet ou por correio eletrônico.
Durante o período de inscrições para o Prêmio Curta Histórias ocorrerão, semanalmente, web conferências para instrumentalizar gestores, professores e alunos na criação de seus vídeos. As conferências ocorrerão às 10 horas nos dias:

26/03   Personalidades Negras: fortalecendo identidades e direitos
02/04   A produção de vídeo e roteiro para curta-metragem   
10/04   Personalidades Negras de minha comunidade: luta e história          
16/04   Personalidades Negras que mudaram o mundo           
O link de acesso para cada web conferência seráhttp://portal.mec.gov.br/curtahistorias/transmissao
Cordialmente,
Coordenação de Educação para as Relações Étnico-Raciais
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Sítio
Correio Eletrônico
Redes Sociais

0 comments:

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-pe/v/exposicao-na-torre-malakoff-revela-imagens-do-cais-do-recife-tiradas-ha-mais-de-100-a...

Exposição na Torre Malakoff revela imagens do Cais do Recife tiradas há mais de 100 anos



http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-pe/v/exposicao-na-torre-malakoff-revela-imagens-do-cais-do-recife-tiradas-ha-mais-de-100-anos/2482748/

A Torre Malakoff e seu Departamento Educativo disponibilizam na web a nossa apostila da Exposição “Múltiplo Leminski” para aplicação em sala de aula. Um breve texto sobre sua vida e obra, e uma sugestão de atividade nas aulas de literatura: a produção de Haikais.
A exposição estará aberta para visitação de 28 de março a 30 de maio de 2014.
Horário:
terça a sexta, das 10h às 18h;
sábados, das 15h às 18h ;
domingos das 15h às 19h,
 
Agendamentos para grupos escolares e universitários pelo telefone 3184.3185 ou 3184.3180, para os dias de terça a sexta.

0 comments:

Sobre a Olimpíada A  Olimpíada de Língua Portuguesa  Escrevendo o Futuro  desenvolve ações de formação de professores com o obj...


Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Histórico
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.
O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.
O ano de 2003 foi dedicado à formação de professores e marcado pela elaboração do Kit Vozes, com as publicações “Voz do Aluno”, “Voz do Professor” e o vídeo “Escrevendo na sala de aula”. Além da entrega de materiais de apoio pedagógico, foram realizadas atividades presenciais e a distância.
O programa continuou sendo realizado em duas vertentes: o concurso, nos anos pares, e as ações de formação presenciais e a distância, nos anos ímpares. Em 2004, o gênero Reportagem foi substituído por Memórias Literárias e, em 2005, foram criadas a Revista Na Ponta do Lápis, distribuída a todos os professores participantes, e a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.
Em 2006, houve a revisão do Kit Itaú de Criação de Textos e o programa passou a premiar também os professores na categoria Relato de Prática.
Até 2007, podiam participar do Escrevendo o Futuro escolas, professores e alunos das 4ªs e 5ªs séries do Ensino Fundamental, escolhendo um dos gêneros: Poesia, Memórias Literárias ou Artigo de Opinião.
No ano de 2008, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos: além do 5º e do 6º anos, foram incluídos os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e passou a ser denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Em 2009, os encontros de formação presencial foram pautados na Maleta do Formador, com materiais destinados a reuniões pedagógicas. Também foi produzido o Jogo Q.P. Brasil, para contribuir com a melhoria da capacidade argumentativa dos alunos de Ensino Médio.
Em 2010, ano de sua 2ª edição, a Olimpíada enviou a todas as escolas públicas – que atendem um ou mais anos escolares entre o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – a “Coleção da Olimpíada”, com Cadernos do Professor nos gêneros: Poema, Crônica, Memórias Literárias e Artigo de Opinião. O material traz uma sequência didática, organizada em oficinas e planejada para estimular a vivência de uma metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais.
2011 foi o ano de três grandes ações de formação: o Seminário “A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, que reuniu professores, técnicos de secretarias e especialistas de universidades; o curso virtual “Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas”, oferecido para professores e técnicos de todo o Brasil, e o curso presencial “Caminhos para o ensino da escrita”, com encontros presenciais realizados nas 27 UFs.
No ano de 2012, a 3ª edição da Olimpíada lançou o Caderno Virtual Pontos de Vista, com a sequência didática do gênero Artigo de Opinião adaptada para o meio digital, áudios, vídeos e jogos. Além disso, abriu novas turmas no curso virtual “Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas”. O programa envolveu todos os Estados e mais de 91% dos municípios, contando com a participação de mais de 100 mil professores em todo o país.
Em 2013, a Olimpíada ofereceu mais turmas dos cursos on-line e participou de encontros de formação presencial realizados pelas Secretarias de Educação municipais e estaduais. Além disso, também organizou o ”Seminário Nacional Olimpíada em Rede”, que reuniu educadores e especialistas, envolvidos com políticas públicas para o ensino da língua portuguesa, e que atuam nas ações de formação presencial e a distância. Para saber mais, clique aqui.
Neste ano de 2014, o programa lança os Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos). Em sua 4ª edição, espera-se contar com a participação de milhares de professores e alunos de escolas públicas em todo o país. Para saber mais, confira o calendário e o regulamento desta edição.

0 comments:

http://www.obmep.org.br/ Das inscrições da OBMEP 2014  As inscrições da OBMEP 2014 tiveram início em 10 de fevereiro e encerrarão ...

10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

http://www.obmep.org.br/

Das inscrições da OBMEP 2014

 As inscrições da OBMEP 2014 tiveram início em 10 de fevereiro e
encerrarão em 21 de março.

0 comments:

http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/fantastico-mostra-abandono-em-escolas-publicas-de-estados-com-menores-medias-no-pisa/320...

Fantástico mostra abandono em escolas públicas de estados com menores médias no Pisa


http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/fantastico-mostra-abandono-em-escolas-publicas-de-estados-com-menores-medias-no-pisa/3200956/

0 comments:

Abertas de 10 até 14 de março de 2014 . A Secretaria de  Educação de Pernambuco  está com  inscrições  abertas para  cursos  técnicos gr...

Cursos Técnicos Gratuitos a Distância

Abertas de 10 até 14 de março de 2014.
A Secretaria de Educação de Pernambuco está com inscrições abertas para cursos técnicosgratuitos a distância oferecidos pelo governo de Pernambuco para início ainda neste primeiro semestre 2014, as inscrições acontecem pelo site  www.educacao.pe.gov.br   em março de 2014.
A Seeduc PE oferece cursos EAD para formação profissional que estão em alta no mercado de trabalho e vários municípios serão beneficiados por cursos realizados de forma online e encontros presenciais obrigatórios semanais, no pólo EAD escolhido pelo estudante no ato da inscrição : em Recife, Cabo, Petrolina, Caruaru, Pesqueira, Serra Talhada, entre muitos outros.
Educação Pernanbuco
É o governo do estado empenhado em oferecer melhores condições de educação profissional para a população e estes cursos estão sendo oferecidos para os estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada estadual incluindo jovens e adultos, com as inscrições para o primeiro semestre 2014  abertas de 10 até 14 de março de 2014.
Para a cidades contempladas são mais de seis mil oportunidades para diversos cursos técnicos de nível médio, com duração entre um ano e meio e dois anos. As aulas serão aplicadas pela internet, mas será preciso o comparecimento do estudante uma vez por semana no pólo EAD nas escolas públicas do PE, cada curso tem um dia da semana definido.
São as melhores opções de cursos disponíveis no mercado em profissões que estão sendo bem remuneradas e há grande demanda das empresas por estes profissionais, confira alguns dos cursos técnicos a distância 2014 oferecidos no 1º semestre 2014:
Cursos gratuitos realizados pelas escolas técnicas públicas de Pernambuco para formar Técnico em Informática, Logística, Segurança do Trabalho, na área da educação há vagas para curso de Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar, entre outras opções…
Os cursos são destinados aos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio regular e EJA de escola públicas estaduais e particulares em 2014, com idade mínima de 16 e 18 anos dependendo do curso. A seleção dos candidatos será feita por meio de prova objetiva realizadas de 18 a 24/03/2014.
As inscrições cursos da Educação PE 2014 são feitas pelo site da Secretaria www.educacao.pe.gov.br até 14 de março de 2014. Os documentos necessários são, declaração de matricula do 2º ou 3ª ano do Ensino Médio de 2013, Certidão (nascimento ou casamento), RG, CPF originais e cópias, também 2 fotos 3×4 e precisa constar no verso da foto nome do aluno e do curso escolhido.
Para fazer a inscrição e ver todas as informações com lista de cursos por cidade-polo estão no edital 2014-1: educacao.pe.gov.br
resultado será divulgado no dia 25/03 /2014 no site acima mencionado Educação PE.

0 comments:

Opinião - 8 de março – Dia Internacional da Mulher: reflexão é pauta do dia 07/03/2014 07:58 por Redação Engeplus - jornalismo@engeplu...

Reflexão sobre a cidadania das Mulheres na pauta do dia.

Opinião - 8 de março – Dia Internacional da Mulher: reflexão é pauta do dia

Sempre que o dia 8 de março se aproxima, ouvem-se perguntas do tipo: Por que “Dia Internacional da Mulher”? Por que um dia especial para as mulheres? As mulheres já não conquistaram o seu espaço na sociedade? A resposta a essas questões é complexa e envolve a cidadania das mulheres. As mulheres “conquistaram” sim seu espaço, luta essa que aos homens foi desnecessária, posto que já havia um espaço reservado a eles; à mulher, restou a busca por reconhecimento como sujeito de direitos.
De fato, muitas conquistas são atribuídas às mulheres, resultantes da luta por “autonomia e igualdade”. Mulheres jovens, adultas, idosas, negras, não-negras, indígenas, profissionais liberais, funcionárias públicas, donas de casa, políticas, mulheres de todos os segmentos da sociedade brasileira e mundial estão empenhadas em contribuir para o fortalecimento da cidadania das mulheres e a garantia de seus direitos na área da saúde, segurança, trabalho, habitação, cultura, educação, política, entre outros.
Das conquistas já efetivadas, uma ainda requer muito empenho e conscientização: o direto a não-violência. A violência contra a mulher se insere em uma problemática que, necessariamente, envolve questões ligadas à igualdade entre sexos. Trata-se de tema de grande complexidade, em função da carga cultural e ideológica contida nele. Foi culturalmente que homens e mulheres aprenderam que os homens eram superiores às mulheres e, por isso, eles deveriam ser obedecidos e respeitados. As mulheres viviam sob o domínio dos pais e depois passavam ao domínio dos maridos; se ficavam viúvas, aos filhos cabia a tarefa de “cuidar” das mães... Muitas mulheres ainda vivem sob essa dominação masculina, especialmente dos maridos e companheiros. As mulheres se submetem ao poder do ser masculino, não porque eles sejam superiores, mas porque assim aprenderam a viver. Modificar essa situação depende de ampla mudança social, que promova igualdade, sem esquecer as diferenças que existem entre homens e mulheres, diferenças essas que não podem ser lembradas, pelo viés da violência.
Duas das mais expressivas políticas públicas implantadas no Brasil para o enfrentamento da violência contra a mulher são as Delegacias da Mulher e a Lei Maria da Penha.  A Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, ainda requer muito debate e atenção por parte de toda a sociedade para que cumpra, efetivamente, o seu propósito de atuar na prevenção da violência, na proteção às vítimas e na punição de agressores, evitando a sensação de impunidade e garantindo a eficácia no combate à violência. Tal instrumento jurídico é comumente “mal vista”, por homens de todas as classes sociais, porque, erroneamente, é entendida como uma lei “contra os homens”.
O Mapa da Violência 2012 mostra que uma em cada cinco mulheres já sofreu violência dentro de casa e que em 80% desses casos os agressores são namorados e maridos. Percebe-se então que as mulheres conquistaram espaços na sociedade, mas continuam se submetendo ao poder relacionado à “força” dos homens com quem convivem. Por quê? Até quando? Não é questão de dizer que a Lei Maria da Penha é contra os homens, mas é preciso envolver homens no debate sobre a violência contra a mulher, a fim de que noções equivocadas possam ser desconstruídas. Esse é o papel da Campanha “Homem de Verdade não bate em Mulher”, lançada em 2012, pelo Banco Mundial. Que tenhamos, então, mais um 8 de março, cuja reflexão sobre a cidadania das mulheres, esteja na pauta do dia.
Márcia Cristiane Nunes Scardueli - Agente de Polícia / Delegacia da Mulher de Araranguá (DPCAMI)

0 comments:

Começa solicitação da nova carteira de estudante 2014, no Grande Recife A partir deste ano, pedido pode ser feito e acompanhado pela inte...

CARTEIRA DE ESTUDANTE 2014

Começa solicitação da nova carteira de estudante 2014, no Grande Recife

A partir deste ano, pedido pode ser feito e acompanhado pela internet.
Ao todo, 700 mil alunos podem requisitar emissão do documento.

A novidade é que a solicitação pode ser feita pela internet e não há mais prazo para requisitar a emissão do documento -- de acordo com o GRCT, é possível pedir a carteira até mesmo no dia 31 de dezembro, desde que o pagamento também seja feito até esse dia. Porém, quanto mais o aluno demorar a solicitar o documento, menor será a validade dele.
Além do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, o banco Santander também receberá o pagamento do boleto da nova carteira -- o custo é de R$ 9,00. E, com a solicitação online, o estudante poderá acompanhar a confecção do documento, passo a passo, como acontece na maioria dos sites de comércio eletrônico. A 2ª via do documento também poderá ser solicitada através do site, desde que os dados sejam os mesmos da primeira via.
http://www.granderecife.pe.gov.br/ 

0 comments: