EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

PLANO DE GESTÃO ESCOLAR  BIÊNIO 2013-2014 Gestora:   Aline de Albuquerque Coelho INTRODUÇÃO É importante que o ges...

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2012 - PLANO BIENAL 2013-2014




Gestora: Aline de Albuquerque Coelho

INTRODUÇÃO

É importante que o gestor tenha a compreensão da função social da escola, analisando os múltiplos papéis exercidos por ela ao longo da história, e possa situá-la a contexto da sociedade moderna, verificando que o mesmo quando a escola cumpre a tarefa de possibilitar o acesso ao saber, seu papel social sofre variações e expressa diferenças de acordo com fatores sócio-culturais, históricos e econômicos. A partir dessa concepção é necessário que estejamos preparados para o enfrentamento dos desafios que nos são propostos, ousando na construção de uma escola onde todos sejam acolhidos e tenham a oportunidade de progredir, constituindo-se sujeitos da sua história, como define a Constituição Brasileira e a LDB no seu artigo 22: “ A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
A nossa escola tem como função primordial implementar as políticas educacionais a partir do Plano de Modernização de Gestão Pública do Governo do Estado de Pernambuco para a Educação com qualidade social buscando contribuir com a construção de uma Sociedade mais justa e uma comunidade escolar que aproxime das proposições que integre, favoravelmente, as questões de eficiência e equidade.
Para a eficácia do nosso papel como gestor(a), gestor(a)-adjunto, educadores(as) de apoio, professores(as), técnicos(as) educacionais e administrativos será determinante, um projeto político pedagógico que tenha como eixo principal uma gestão democrática e a melhoria dos índices educacionais através do monitoramento das ações administrativas e pedagógicas desenvolvidas nesta unidade escolar.
O ensino de qualidade é uma construção coletiva de pessoas empreendidas e co-responsáveis na transformação da instituição onde as decisões em conjunto produzem mudanças significativas promovendo uma educação mais eficaz.
Ao elaborar o plano de ação, procurou-se articular propostas com vistas a garantir a aprendizagem significativa pelos estudantes em função dos objetivos a serem alcançados, proporcionando estratégias que garantam a participação de todos em projetos diversificados para que possam manifestar seus interesses.
O projeto destaca, dentre outros: a interação, a cooperação, o respeito à diversidade, a construção de uma cultura de paz, do crescimento e desenvolvimento cognitivo e emocional de todos os envolvidos na área educacional.
O plano de ação biênio 2013 / 2015 será executado com base nos princípios e indicativos da Legislação vigente e terá autonomia para a tomada de decisões, acompanhamento e avaliação.

JUSTIFICATIVA
O plano de gestão aqui proposto visa consolidar uma gestão democrática que busque uma educação com qualidade social e a melhoria dos índices educacionais mensurados pelo IDEB, IDEPE, SAEPE; e o Acompanhamento Bimestral, objetivando a formação de sujeitos capazes de transformar desde a comunidade em que estão inseridos, até a sociedade global.
Através dos resultados obtidos devemos buscar estratégias e ações para que possamos obter resultados satisfatório de sucesso.

OBJETIVO GERAL
Consolidar cada vez mais uma gestão democrática, construindo coletivamente e com excelência os saberes historicamente acumulados para melhoria sócio educacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Vincular a gestão da escola ao dever de atender a todas as obrigações legais, funcionais e operacionais que lhe cabem.

•Envolver todos os segmentos da comunidade escola na construção e implementação do projeto político pedagógico, respeitando seus papéis específicos;

•Promover um ambiente de aprendizagem na escola e o desenvolvimento profissional do corpo docente, com o objetivo de elevar a qualidade da educação pública, visando alcançar os indicadores e as metas pactuada.

•Incentivar a formação de professores e demais funcionários na busca da melhoria da qualidade de ensino;

Assegurar maior participação de pais e ou responsáveis pelos estudantes, nos eventos administrativos, pedagógicos e nas atividades sociais e culturais promovidos pela nossa escola;

• Fortalecer os órgãos colegiados como Conselho Escolar, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil;

• Implementar e coordenar as políticas estabelecidas pela Secretaria de Educação buscando contribuir com a melhoria da qualidade educacional da escola;

• Estimular o envolvimento de toda comunidade escolar, valorizando as práticas pedagógicas melhorando e ampliando os recursos materiais já utilizados;

• Buscar parcerias com instituições privadas, ONGs e Universidades para aprimoramento das formações e construções pedagógicas da escola;

•Acompanhamento das práticas educacionais vivenciadas na escola, redirecionando-as a partir dos resultados das avaliações, revisão e análise dos resultados do IDEB, IDEPE e SAEPE;
 
•Fortalecer as instâncias colegiadas, como espaços de tomada de decisão coletiva e da consolidação da gestão democrática e participativa; 

•Promover e estimular a capacitação dos professores para aperfeiçoamento profissional e dos demais funcionários; 

•Sensibizar os professores(as) da necessidade de se estabelecer planos de ações de suas aulas mais eficazes a fim da melhoria significativa da prática pedagógica do professor em sala de aula;

• Estimular o envolvimento de toda comunidade escolar, valorizando as práticas pedagógicas, melhorando e ampliando os recursos materiais;


• Reuniões Bimestrais de Pais e Mestres, ampliando laços de interação comunicação e participação entre Família e Escola;

• Divulgação dos resultados das avaliações externas dos alunos;

• Construção do conhecimento global através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, nas formações de professores e funcionários promovidas pela escola conforme o calendário escolar;

FORMAS DE OPERACIONALIZAÇÃO
•Aplicar avaliação contínua, cumulativa e processual do ensino aprendizagem com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo estudante, em consonância com a organização curricular descritos no Projeto Político Pedagógico da escola;
•Divulgar as metas relacionadas as avaliações que mensuram o desempenho e da qualidade do ensino;

•Proporcionar um bom relacionamento entre equipe gestora e professores para que a Escola apresente um ambiente agradável, de boas relações pessoais, mas principalmente de profissionalismo;

•Proporcionar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e, se necessário, encaminhar novas metodologias de ensino que garantam a aprendizagem;

•De acordo com a análise dos resultados das avaliações, encaminhar o mais rápido possível os estudantes que não apresentarem um desenvolvimento satisfatório na aprendizagem das avaliações para práticas de reensino.

•Conscientizar as famílias quanto a importância do acompanhamento escolar dos seus filhos, bem como sua participação nas decisões que envolve a comunidade escolar e suas ações;

•Incentivar projetos que envolvam as famílias na escola para aproximar os pais do processo educativo, buscando um trabalho em parceria



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