EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

PROJETO:  PROJETO MAIS VIDA AÇÃO: CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO NA ESCOLA JUSTIFICATIVA: Para estimular a produção e a valorização d...

PROJETO MAIS VIDA - AÇÃO: CINEMA NACIONAL


PROJETO: PROJETO MAIS VIDA
AÇÃO: CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO NA ESCOLA

JUSTIFICATIVA: Para estimular a produção e a valorização da nossa sétima arte, em 2014 foi sancionada, no Brasil, a Lei Nº 13.006, que determina a obrigatoriedade da exibição de filmes de produção nacional nas escolas. 

OBJETIVO GERAL: Difundir o Cinema Brasileiro Contemporâneo nas escolas da rede estadual de Pernambuco.

PÚBLICO ALVO: 2º e 3º anos do Ensino Médio




0 comments:

CAMPANHA ABRIL INDÍGENA Justificativa: De acordo com   música " Todo dia era dia de índio"  cantada por Ba by  do Bras...

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS



CAMPANHA ABRIL INDÍGENA
Justificativa:
De acordo com  música "Todo dia era dia de índio" cantada por Baby  do Brasil,"Antes que os europeus aqui chegasse "As Terras Brasileiras eram habita, das e amadas por mais de 3 milhões de índios, proprietários felizes da Terra Brasilis, pois todo dia era dia de índio. Hoje no entanto, sabemos que pouquíssimos dias são dias de índio e nem o dia 19/04 é comemorado adequadamente. Como já não bastasse as agruras do passado, os povos indígenas são cada vez mais ameaçados, acuados e tendo sua imagem constantemente representada como símbolo do atraso ou da ganância humana, os povos indígenas brasileiros são cada vez mais invisibilizados. 
Objetivo: 
Trazer a importância do conhecimento acerca da diversidade e pluralidade étnica indígena, buscando ressaltar a relevância dos modos de vida tradicionais indígenas, seus saberes e expressões culturais que, além de enriquecerem o patrimônio cultural brasileiro, contribuem para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Ademais, pretendemos, sobretudo neste mês de abril, desmitificar os equívocos e desconstruir a ideia de coisificação relacionada aos povos indígenas. 

Lideranças tradicionais em defesa do direito conquistada na Constituição de 1988.

Kuiusi Suyá, cacique do povo Kisedje da TI Wawi/MT e Davi Kopenawa cacique do povo Yanomami do estado de Roraima. Participaram da sessão solene em homenagem ao Dia do Índio (19 de abril) no Plenário da Câmara dos Deputados, durante Mobilização Nacional Indígena abril/2015.
Deputados e lideranças indígenas pediram o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere do Poder Executivo para o Legislativo a decisão sobre a demarcação de terras indígenas,
©Kamikia Kisedje MNI/2015

Câmara Municipal de Canarana lançamento documentário voz das guerreiras Yamurikumã.Kaiulu Yawalapiti Kamaiura,atual presidente da associação yamurikumã ,fala as dificuldades enfrentadas durante o processo da realização desde projeto kunhameret opora'anga ma'awa .( mulheres cineastas .)E o lançamento desde trabalho concretiza mais uma barreira vencida nesta caminhada de luta pela conquista do espaço, direito ,independência ,liberdade , empoderamento e protagonismo da mulher Xinguana .E DIZER MULHERES INDÍGENAS DO XINGU TAMBÉM SONHAM E TEM SENTIMENTOS ELAS SOFREM E PENSAM TEM OPINIÕES PRÓPRIAS, SE PREOCUPAM, TEM HISTÓRIAS PARA CONTAR .

Os indígenas não querem mais e mais.
Somente respeitos, somente amor, somente a natureza,
a riqueza do indígenas é a simplicidade. 
Respeito.

Roda de conversa - aldeia Aiha (Kalapalo) 03/2018
Tema abordado: direito de imagem (violência virtual sofrida pelas mulheres indígenas do Xingu) YAMURIKUMÃ: mulheres guerreiras na luta por seus direitos.
"O projeto ‘Yamurikumã Na Luta Por Seus Direitos’ tem como objetivo dar voz as mulheres do Xingu e, nesse caso específico, conscientizar os homens sobre os danos provocados pela divulgação de imagens das mulheres nas redes sociais."
Apoio: FBDH e FUNAI


Qual a sua reflexão sobre esta imagem?

Via: Índios de todas as tribos por Áurea Campopiano.'. Sergio Buxbaum.

0 comments: