EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

SENAI abre mais de 1.800 vagas para cursos técnicos e superior As inscrições para o Processo Seletivo SENAI 2015.2 abriram nesta ter...

INSCRIÇÕES IFPE/SENAI/PRONATEC


SENAI abre mais de 1.800 vagas para

cursos técnicos e superior

As inscrições para o Processo Seletivo SENAI 2015.2 abriram nesta terça-feira (19/05) e vão até o dia 07 de junho, com oportunidades para 16 cursos técnicos pagos em seis Escolas Técnicas SENAI da Região Metropolitana (RMR) e Agreste. As 1.790 vagas disponíveis são, em maioria, para os turnos da tarde e noite.
No mesmo período, a Faculdade de Tecnologia SENAI PE também lança edital para 40 vagas no vestibular do curso superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Os interessados nos certames devem se inscrever no site www.pe.senai.br ouwww.mrvc.net/senai até o dia 7 de junho e se preparar para as provas. Ambas acontecem no dia 21 de junho.
Há vagas para os cursos técnicos em Edificações (88 vagas), Segurança do Trabalho (132), Refrigeração e Climatização (88), Mecânica (44), Manutenção Automotiva (88), Fabricação Automotiva (44), Automação Industrial (132), Eletrotécnica (308), Rede de Computadores (88), Informática (88), Informática para Internet (88), Administração (162), Química Industrial (88), Eletromecânica (176), Logística (88) e Produção de Moda (44). As opções são oferecidas pelas Unidades SENAI Água Fria, Santo Amaro, Areias, Paulista, Cabo e Caruaru.
Podem concorrer candidatos com o Ensino Médio completo ou concluído até a data da matrícula (30/06 a 02/07). A taxa de inscrição para a seleção de cursos técnicos é de R$ 20,00. Já o valor investido para o vestibular de Mecatrônica Industrial é de R$ 50,00. Ambos devem ser pagos entre 19 de maio a 08 de junho.  
As provas das duas seleções serão realizadas no dia 21 de junho. A primeira com 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Português e 20 de Matemática. A segunda, de nível superior, será constituída por uma redação e 60 questões de múltipla escolha.
Os 1.790 aprovados no vestibular para cursos técnicos vão ser conhecidos em 29 de junho. Já os selecionados para tecnólogo em Mecatrônica terão o resultado no dia 03 de julho. Ambos os listões serão divulgados nos murais das Unidades nas quais o candidato concorreu à vaga ou no site da instituição. As aulas começam no dia 20 de julho.
Para mais informações, basta acessar os editais ao final da matéria ou ligar para o SENAI: 0800 600 9606.



IFPE oferece 6.332 vagas no Vestibular 2016

terça-feira, 29 de setembro de 2015
IFPE oferece 6.332 vagas no Vestibular 2016
A partir da próxima segunda-feira (5), começam as inscrições do Vestibular 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que seguem até o dia 25 de outubro. Serão oferecidas 6.332 vagas para cursos técnicos e superiores. http://www.ifpe.edu.br/


Aberta seleção interna para Pronatec

Aberta seleção interna para Pronatec

sexta-feira, 25 de setembro de 2015
O IFPE divulgou, na manhã desta quinta-feira (25), o Edital ,º 001/2015, para a seleção de profissionais de Nível Médio e Superior vinculados ao quadro ativo ou inativo do IFPE, interessados em desempenhar a função de Professor nos cursos do Pronatec. As vagas são para os Campi Jaboatão, Igarassu, Abreu e Lima e Paulista.
Para participar da seleção, o candidato deverá ser, obrigatoriamente, servidor docente e/ou técnico-administrativo, ativo ou inativo, do IFPE, ter disponibilidade de até 16 horas semanais e ser apto a lecionar as disciplinas apresentadas no Anexo I do edital. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (2 de outubro), através do link pronatec.ifpe.edu.br.
No ato da inscrição, deverão ser apresentados os documentos comprobatórios (Item 7 do Edital).
Confira abaixo o edital na íntegra.


0 comments:

PROJETO VIDA AÇÃO: Gincana Cultural Cidadão: Ser, Poder e Fazer DAS OBRIGAÇÕES DAS TURMAS 1  Preparar-se e empenhar-se, estudan...

PROJETO VIDA : 2ª GINCANA CULTURAL


PROJETO VIDA
AÇÃO: Gincana Cultural
Cidadão: Ser, Poder e Fazer

DAS OBRIGAÇÕES DAS TURMAS
1  Preparar-se e empenhar-se, estudante a estudante, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela gincana, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas;

2  Portar-se com elegância desportiva durante a execução das tarefas da turma concorrente evitando prejudicá-la por qualquer meio, inclusive barulho. O Júri poderá até mesmo, a seu critério, tirar todos os pontos correspondentes à tarefa da equipe que perturbar o andamento da apresentação.

3  Apresentar recurso por escrito através do Representante da turma diretamente ao Júri,  caso venha a se sentir prejudicada. O recurso deve ser obrigatoriamente apresentado por escrito no início dos trabalhos da Gincana. É vedada a sustentação oral do recurso, sendo passível de perda de pontos a insistência em fazê-lo (a critério do Júri);
4  Será vedada a utilização de serviços de profissionais especializados (atores, diretores, coreógrafos, etc.) para a execução em quadra de qualquer tarefa, excetuando-se aquelas tarefas em que tais serviços são expressamente liberados. Penalidade: perda total de pontos da referida tarefa;
5 as tarefas devem ser executadas na ordem em que se encontram listadas. Cada uma terá uma tolerância de 2 (dois) minutos para sua preparação.

GESTÃO, EDUCADORES DE APOIO E APOIO PEDAGÓGICO PROVIDENCIAR:
Preparar as tarefas
Divulgar a Gincana e seu cronograma
Estabelecer horários relacionados à execução da Gincana
Organizar as pastas com as atribuições e tarefas de cada turma;
Som (caixas, CD Players, microfones, campainhas etc.) e testes
 Cartazes de identificação da Gincana
Confecção de faixa garota/garoto
Confeccionar certificados de participação para os convidados da gincana.

DO JÚRI
O corpo de Jurados é constituído por professores, de cada turno, e deve:
atribuir notas às Tarefas,
fiscalizar e acompanhar a execução das tarefas dos concorrentes;

tirar pontos correspondentes à tarefa da turma que perturbar o andamento da apresentação de outra turma;

SUGESTÃO DE TAREFAS - as tarefas foram escolhidas ou acrecidadas de acordo com os turnos e preofessores

DAS TAREFAS
1ª Tarefa - Cada Turma deverá apresentar, de forma criativa, o tema da gincana e a camisa escolhida.
1º lugar: 50 pontos                 2º lugar: 30 pontos               3º lugar: 15 pontos          4º lugar: 10 pontos
OBS: Serão avaliadas: criatividade, inovação, caracterização.

02. GRITO DE TORCIDA - Durante o período da gincana, todos os jurados estarão avaliando as equipes, começando pelo grito de guerra.
A turma deverá organizar o grito de guerra de acordo com o tema da gincana.
1º lugar: 50 pontos            2º lugar: 30 pontos            3º lugar: 15 pontos                 4º lugar: 10 pontos
OBS: Serão avaliadas: animação, organização e espírito esportivo e participativo.

03. Tarefa: Vitrine viva
A equipe deverá criar e apresentar uma vitrine viva com 04 figurantes para divulgar de maneira bastante criativa, o tema da Gincana – Cidadão: Ser, Poder e Fazer.
1º lugar: 50 pontos             2º lugar: 30 pontos               3º lugar: 15 pontos             4º lugar: 10 pontos
 OBS: Serão avaliadas: criatividade, inovação, caracterização.

04. Tarefa: Raízes da Terra. Todos somos filhos da Mãe Terra. Mãe que é mãe ama e alimenta seus filhos. A atividade proposta é pesquisar quais são estes alimentos, sua raiz de origem, sua ligação com a cultura, às qualidades nutritivas, sua forma de produção e a importância deles para a economia da região.
OBS Será avaliada a pesquisa, a tecnologia utilizada para a comunicação e apresentação. 
1º lugar: 50 pontos                 2º lugar: 30 pontos                 3º lugar: 15 pontos                 4º lugar: 10 pontos

05. Tarefa - Montar uma dança típica, coreografada com base na cultura Africana e/ou Indígena.
1º lugar: 50 pontos          2º lugar: 30 pontos               3º lugar: 15 pontos                 4º lugar: 10 pontos
OBS: Serão avaliadas: criatividade, figurino, originalidade, musicalidade.

06. Tarefa do Cinema Mudo
Cada turma deverá no tempo de no máximo 05 minutos realizar uma cena de Cinema Mudo cujo tema seja: O CIDADÃO QUE CONSTRÓI, NÃO DESTRÓI.
A Turma deverá realizar esta tarefa de forma livre com o uso livre de recursos e materiais.
1º lugar: 50 pontos                 2º lugar: 30 pontos                 3º lugar: 15 pontos                 4º lugar: 10 pontos

07. Tarefa – Cada professor ou profs de área de conhecimento, formulará uma pergunta de acordo com a série/ano. A cada resposta certa a turma ganhará 10 pontos.

08. Tarefa - Beleza Estudantil – 2015
Desfile do garoto e garota Estudantil. Haverá apenas um momento do desfile, onde a turma deverá escolher o garoto e a garota, a forma de como será realizada a apresentação. A música será de escolha própria do grupo. Figurino Social Clássico.
Os jurados poderão escolher membros de casais diferentes. Não sendo obrigado que a escolha seja o casal de uma equipe.
1º lugar: 50 pontos                 2º lugar: 30 pontos          3º lugar: 15 pontos               4º lugar: 10 pontos
Obs: Serão avaliadas: Simpatia, Elegância, Beleza, Descontração

0 comments:

Formação moral e ética dos alunos-cidadãos Ajude os alunos a se tornar cidadãos propondo ações de caráter reflexivo e não moralizador ...

CIDADÃO: SER, PODER, FAZER

Formação moral e ética dos alunos-cidadãos

Ajude os alunos a se tornar cidadãos propondo ações de caráter reflexivo e não moralizador

Catarina Iavelberg (gestaoescolar@fvc.org.br)
Catarina Iavelberg. Foto: Tamires KoppNosso Aluno
Catarina Iavelberg é assessora psicoeducacional especializada em Psicologia da Educação
Um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos espaços educativos, seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública - o que demanda a consciência de realidades, conflitos e interesses individuais e sociais, o conhecimento de mecanismos de controle e defesa de direitos e a noção dos limites e das possibilidades de ações individuais e coletivas.

Como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída. Há vários caminhos para ensinar normas, valores e atitudes passíveis de (re)organizar as relações para uma convivência justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais precisa estar nas ações cotidianas e fazer parte dos objetivos de aprendizagem. Diversas atividades pedagógicas levam a reflexões e ao entendimento crítico dos eventos que ocupam e preocupam a vida de todos nós:

- Leitura de textos literários A estratégia favorece a discussão de temas transversais (trabalho, consumo, orientação sexual, meio ambiente, relações de gênero etc.) e aposta na identificação dos alunos com os personagens das narrativas para ampliar a capacidade de reflexão.

- Apresentação e análise de dilemas morais Por meio da exposição de situações-problema, as crianças e os jovens são convidados a refletir sobre a complexidade das relações e dos afetos e a elaborar estratégias de ação.

- Participação de estudantes na gestão da vida coletiva A proposta estimula o senso de responsabilidade, a autonomia e a organização dos coletivos ao colocar os alunos como membros de conselhos de classe, assembleias, grêmios ou outras instâncias representativas.

- Leitura crítica de textos que tratam de direitos fundamentais O objetivo não é explicar documentos como a Declaração dos Direitos Humanos ou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas promover a apropriação dos princípios e valores presentes neles para analisar como podem ser utilizados para denunciar situações e exigir modificações na sociedade.

- Atuação em trabalhos voluntários A ação em projetos sociais ou socio-ambientais leva ao desenvolvimento da capacidade de cooperação e de argumentação com base na realidade.

Percorrendo diferentes caminhos, essas estratégias incentivam a reflexão sobre novas possibilidades de relações humanas - que estão ligadas à compreensão de como o poder é exercido e como se delineiam as responsabilidades inerentes às interações sociais.

Nesse contexto, cabe ao orientador educacional assegurar que essas ações tenham sempre um caráter formativo, nunca moralizador. O ideal é trabalhar junto com a equipe de professores na introdução curricular de práticas que ampliem as possibilidades de reflexão e ação dos alunos dentro e fora do contexto escolar. Porém o mais importante é assegurar o princípio ético que rege essas práticas, garantindo que a escola, enquanto instituição socializadora, forme cidadãos comprometidos com a elucidação dos problemas do mundo e com soluções que busquem uma vida boa, digna e justa para todos.
É assessora psicoeducacional especializada em Psicologia da Educação.

0 comments:

10 filmes para repensar a educação http://hom2.gerenciadordeconteudo.com.br/produtos/ESRE/textos/blog-redacao/10-filmes-para-repensar-a...

10 filmes para repensar a educação


10 filmes para repensar a educação

http://hom2.gerenciadordeconteudo.com.br/produtos/ESRE/textos/blog-redacao/10-filmes-para-repensar-a-educacao-338763-1.asp

Produções nacionais e internacionais mostram inovação nas salas de aula - CLIQUE NO LINK ACIMA

Mais do que entreter, alguns filmes têm o poder de inspirar. Ainda mais quando o assunto é educação. Produções nacionais e internacionais vão além do questionamento do modelo tradicional de ensino e convidam para uma reflexão sobre o papel do professor, do aluno e do sistema educacional. Prepare a pipoca - e um caderninho de anotações 

0 comments:

http://www.institutoricardobrennand.org.br/castelo_escul.htm núcleo de Armaria, que originou a Coleção Ricardo Brennand, é conside...

IRB - Instituti Ricardo Brenand - 29/09/



núcleo de Armaria, que originou a Coleção Ricardo Brennand, é considerada hoje, uma das maiores coleções do mundo, com cerca de 3.000
 peças, fabricadas na Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Espanha, Suécia, Turquia, Índia e Japão.
As armas são classificadas como de caça, guerra, proteção pessoal e exibição, defensivas e ofensivas, armaduras para cavaleiros e cavalos,
 com destaque para as armaduras completas com escudos, elmos, manoplas e cotas de malha, usadas pelos cavaleiros em batalhas, torneiros
e justas, entre os séculos XIV e XVII.
Entre as peças que compõe a coleção estão punhais, estiletes, espadas, espadas-pistolas, maças, maguais, alabardas, bestas, facas e canivetes.
Peças de diferentes estilos, algumas ricamente trabalhadas com pedras semipreciosas, marfim, chifres, madrepérola, carvalho, aço e outros metais
 abrangendo um período entre o séculos XV e XXI.
Destaque para as facas e canivetes de exibição da cutelaria Joseph Rodgers & Sons Limited, fundada em 1724, em Sheffield, Inglaterra,que funcionou até meadoS
do século XX. A Joseph Rodgers teve exclusividade na venda produtos de cutelaria para a Coroa Britânica durante quatro reinados consecutivos, do 
Rei William IV ao George V. O nome da Rodgers e os símbolos de sua marca estiveram sempre associados com produtos de altíssima qualidade e
beleza de design.
 Coleção de Artes Visuais, reunida segundo a técnica de pintura em suas diferentes composições, artes gráficas, incluindo-se gravuras
e mapas, de autoria de pintores brasileiros e estrangeiros. Faz parte da coleção IRB, um conjunto de Brasiliana predominando a iconografia
pernambucana de Bauch, cromolitigrafias de Schillapriz e Crals, desenhos de viajantes europeus como Rugendas e Debret que documentaram
a paisagem do Rio de Janeiro.
Encontramos ainda obras de artistas da escola francesa do século XIX, chamada Orientalista, pelos temas orientais retratando em cenas de dançarinas e alcovas e dela fazem parte pintores como Edouard Richiter (1844-1913), Delphin Enjolras (1857-1945)Gastón Guédy, Willianm Bouguereau (1825-1905).
As pinturas de gênero européias, com temática inspirada em armas ou ambientes palacianos do século XVI, XVII e XVIII, foram retratadas por Enrique Lopez Martinez, pintor espanhol da Escola Especial de Pintura, Escultura e Gravura de Madrid, e Alexandre Desgoff (1830 -?) pintor francês da escola de Barbizon pintou a coleção de armas de Sir Richard Walace na Inglaterra.



  Coleção de Esculturas, reúne um conjunto de objetos de vulto, relevos e estatuária, com destaque para as
 peças italianas, especialmente, do atelier Romanelli de Firenze, onde a arte neoclássica se perpetuou em réplicas das principais
 obras do barroco italiano, como as de Gianbolonha, Bernini e outros artistas do cinquencentos. 
Uma escultura veneziana do século XV, em madeira, de autor desconhecido, é destaque nessa coleção representando uma figura masculina
possivelmente um escravo negro, com roupas a moda do século XV.
Na coleção do IRB, o percurso da escultura francesa e italiana vai do século XV até o XIX; influências do neoclássico, com destaque para as peças
em mármore branco, intitulada Fulga de Pompéia, datada de 1868, de autoria de Giovanni Maria Benzoni 1809-1873 e o Rápto da Sabina, de 
Francesco Zerri, executado na Societá Fiorentina de Sculture Artistiche em Firenze.














0 comments:

Conselheiros Titulares



0 comments:

Continuem realizando ações que honrem esse compromisso  com a sociedade. 2°D Ensino Médio.

Ação Solidária


Continuem realizando ações que honrem esse compromisso  com a sociedade. 2°D Ensino Médio.

0 comments:

Parabéns Isadora 1o. Anos do Ensino Médio. Dos 5 Desafios da Olimpíada Pernambucana de Biologia, 03 foram realizados por Isadora, levando...

OPEB 2015

Parabéns Isadora 1o. Anos do Ensino Médio.
Dos 5 Desafios da Olimpíada Pernambucana de Biologia, 03 foram realizados por Isadora, levando a escola para 1° lugar.

0 comments:

Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia c...

Aniver de Paulo Freire


Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência

O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo

Márcio Ferrari (novaescola@fvc.org.br)
Página 1 de 4>>|
Paulo Freire. Foto: Mauricio Nahas
Paulo Freire
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.



0 comments:

Ato Cívico ESB











0 comments:

Parabéns a nossa Professora de Apoio Pedagógico Setembro 2015 Maria da Piedade Equipe Noturna Parabéns a nossa Coordena...

Aniversariantes 2º Semestre 2015


Parabéns a nossa Professora de Apoio Pedagógico Setembro 2015
Maria da Piedade
Equipe Noturna




Parabéns a nossa Coordenadora de Apoio Pedagógico em Agosto 2015
Vânia Silva
Equipe Diurna





0 comments: