EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

ASSSUNTO: Inscrição para a Formação do Livro do Didático para os Professores do Ensino Médio das turmas de Educação de Jovens e Adultos...

EJA MÉDIO FORMAÇÃO PARA PROFESSORES


ASSSUNTO: Inscrição para a Formação do Livro do Didático para os Professores do Ensino Médio das turmas de Educação de Jovens e Adultos – EMEJA

A partir do dia 27 de julho do ano em curso estão abertas as inscrições para Formação do Livro do Didático para os Professores do Ensino Médio das turmas de Educação de Jovens e Adultos – EMEJA. Para este momento deverão participar todos os professores (as) que lecionam nas turmas da EJA Médio por área de conhecimento, conforme as Datas e Horários previstos abaixo:
18/08 – Exata e Ciências da natureza
19/08 – Ciências humanas -
20/08 – Códigos e linguagens
HORÁRIO: Das 08 às 17h
LOCAL: Auditório da GRE
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 27/07 a 08/08/2015
OBS.: Para a realização da inscrição basta clicar no link:


Ana Cristina de Barros Amaral

Chefe da UDE

0 comments:

Professores: Ana Paula, Lucimar Avelino e Marcos Vinícius

ESB CIDADÃ

Professores: Ana Paula, Lucimar Avelino e Marcos Vinícius













0 comments:

. Ao responder às perguntas, será possível refletir se as ações realizadas foram bem estruturadas e conduzidas e se surtiram o efeito e...

Revisitando a Proposta Política Pedagógica


. Ao responder às perguntas, será possível refletir se as ações realizadas foram bem estruturadas e conduzidas e se surtiram o efeito esperado. No meio do percurso da avaliação, provavelmente surgirão algumas dúvidas: como saber se as falhas ou limitações foram fruto das estratégias de comunicação ou dos prazos estabelecidos ou ainda da forma como as funções foram delegadas?

O que está por trás das ações?

Veja como as medidas contribuem para o replanejamento
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve






Descartar Segundo Neide Nogueira, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo, todo projeto traz aprendizagens para a equipe - como a ampliação da capacidade de planejamento estratégico -, ainda que ele não tenha dado bons resultados. Por isso, abandoná-lo é uma decisão que deve ser tomada apenas quando ele está totalmente em desacordo com as demandas ou apresenta limitações irreversíveis. Exemplo: incentivar a comunicação virtual entre os alunos quando não há acesso à internet na escola.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve










Buscar referências Um projeto tem estratégias e ações equivocadas quando falta embasamento teórico. Imagine uma unidade de Educação Infantil que, para incentivar a autonomia das crianças, implanta o autosserviço no almoço para todas as faixas etárias. A proposta, segundo especialistas, é adequada para maiores de 3 anos. Contudo, a meta é procedente e pode ser atingida com outras ações -- como as crianças manifestando seus desejos e sendo servidas por uma merendeira. Além de consultar livros e artigos acadêmicos e ouvir especialistas, vale contatar escolas que enfrentaram problemas semelhantes.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve



Reformular metas Algumas limitações podem, de fato, inviabilizar um projeto (veja o comentário no quadro Descartar). Porém, sempre que possível, procure ajustá-lo. "Já que os desafios que o motivaram não deixarão de existir, vale pensar em adequações", explica Débora Rana. Se o empecilho foi, por exemplo, a falta de material adequado, estabelecer metas intermediárias até a escola dispor dos recursos pode ser uma solução.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve




Rever a formação e a comunicação O projeto institucional, como o próprio nome evoca, envolve diversos setores da escola e todos precisam estar mobilizados. Para que professores e funcionários se envolvam, é preciso que eles estejam conscientes dos propósitos e a maneira como os ajustes vão contribuir para melhorar as condições de ensino e aprendizagem. Por isso, o diretor e o coordenador pedagógico devem garantir que a proposta esteja na pauta de formação das equipes.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve



Replanejar o tempo Nem tudo acontece exatamente como previsto no cronograma. No acompanhamento mensal, é possível averiguar em que etapas intermediárias o projeto desandou. Às vezes, um assunto trabalhado nas reuniões coletivas demanda mais encontros para ser assimilado por todos. É melhor redefinir os prazos do que correr o risco de não cumprir os objetivos.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve





Fazer a gestão da equipe Talvez muitas tarefas se concentrem na mão de poucos. Se um professor sempre se voluntaria para coordenar projetos, pergunte em que momentos ele poderá se dedicar aos compromissos. Caso note sobrecarga, sonde outras pessoas para assumir as funções.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve





Discutir novos projetos A avaliação das iniciativas pode deflagrar desafios até então desconhecidos. Leve-os para as reuniões coletivas e reúna ideias para a implantação de um novo projeto.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve




Incluir no PPP Se cumpridos os objetivos, os projetos se mostram eficientes e, por isso, devem ser consolidados como parte da cultura e da identidade escolar.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve








Avaliar periodicamente Alguns projetos terão continuidade nos anos seguintes, com objetivos mais avançados. Outros, de caráter temporário, precisarão de revisão. Imagine uma horta comunitária, cuja implantação tenha envolvido toda a comunidade por um ano. Ainda que os esforços maiores já tenham passado, é fundamental observar se a horta está sendo usada conforme o planejado. O processo de reavaliação permite detectar se a relevância do projeto permanece a mesma e se as pessoas continuam envolvidas.
Passo a passo para revisar os projetos instituicionais. Ilustração Bruno Algarve



Reimplantar Caso a avaliação aponte mudanças na cultura escolar, talvez seja a hora de colocar o projeto em prática novamente. A renovação no corpo profissional e o aumento repentino do número de alunos são fatores que merecem atenção, pois, nesses casos, nem sempre a comunidade conseguirá transmitir os valores institucionais a todos os novatos.

http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/avaliacao-projeto-politico-pedagogico-manter-descartar-779808.shtml

0 comments:

 Dia 06/07 a ESB na  Oficina de Teatro no Museu Malakof

Oficina de Teatro no Museu Malakof

 Dia 06/07 a ESB na 
Oficina de Teatro no Museu Malakof








0 comments:

Mais um Troféu












0 comments:

http://www.missaouniversitario.com.br/ O MISSU como também é chamado, foi criado com o objetivo de ajudar jovens e adultos a i...

Projeto Missão Universitário - MISSU






O MISSU como também é chamado, foi criado com o objetivo de ajudar jovens e adultos a ingressarem numa universidade ou instituição de ensino técnico. É uma Plataforma Digital de Simulados, baseada nos quatros eixos do ENEM:
 Linguagens e Códigos
 Matemática
 Ciências da Natureza
 Ciências Humanas
Adicionalmente, disponibiliza de tecnologia exclusiva que permite ao aluno simular através do Sisumetro a chance aproximada do mesmo de ingressar junto ao curso e universidade escolhidos, Blog com histórias de sucesso, opções de carreira e dicas de estudo e Programa de Recompensa que premia os alunos mais engajados no uso da plataforma.
O Projeto MISSU é ideal para estudantes do 3º Ano e EJA III do Ensino Médio que desejam ingressar direto na universidade no final do ano e otimizar seu tempo.
Objetivos:
 Fortalecer a aprendizagem e vivência dos estudantes nos descritores avaliativos do ENEM;
 Apoiar a escolha profissional e munir escolas, alunos e famílias com conteúdo relevante e didático.  Proporcionar orientação profissional baseada em evidências avaliativas.
 Introduzir os estudantes ao modelo de prova do ENEM por meio de um plano contínuo de simulados adequados às diferentes fases do seu desenvolvimento.
 Oferecer um instrumento consistente de avaliação que contribua para o direcionamento dos estudos, com possibilidade de treinos diários.
Funcionalidades: O cadastro na plataforma pode ser realizado por o e-mail do aluno ou pela sua conta do Facebook. Após o cadastro, o usuário tem acesso às seguintes funcionalidades: Todos os dias, quatro questões oficiais do ENEM para praticar. Tudo sobre estudo, ENEM, vestibular, carreiras e mercado de trabalho. Coleta de moedas virtuais (missus) e possibilidades de resgatar prêmios. Somente mediante o uso dos cupons de gratuidade, ofertados aos alunos, através da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, o usuário passará a ter acesso aos seguintes serviços: Tecnologia exclusiva que apresenta as chances do estudante de ser aprovado pelo SISU. Um para cada fase do plano de estudo.


0 comments:

Nossa Escola está inscrita, participar é sempre bom. Calendário [17/06/2015 a 30/06/2015] Inscrição via Web até às 23:59h pe...

I Seminário de Boas Práticas do Pacto pela Educação de PE


Nossa Escola está inscrita, participar é sempre bom.

Calendário

[17/06/2015 a 30/06/2015]
Inscrição via Web até às 23:59h pelo HORÁRIO DE PE.
[30/06/2015 a 10/07/2015]
I Avaliação e Alocação dos trabalhos.
[11/07/2015 a 17/07/2015]
Correção, Formatação, Devolução.
[17/07/2015 a 20/07/2015]
II Avaliação e Alocação dos trabalhos.
[22/07/2015 e 23/07/2015]
Realização do evento.

0 comments:

Dia 04/07/2015 (Sábado) saída da escola às 13h Áreas de Conhecimento: Filosofia, Geografia, História e Sociologia

Aula no Museu Cais do Sertão

Dia 04/07/2015 (Sábado) saída da escola às 13h
Áreas de Conhecimento: Filosofia, Geografia, História e Sociologia

0 comments: