QUE VENHA MARÇO 2014
Devido à grande quantidade de unidades do SENAC espalhas pelo país, cada uma possui o seu próprio período de abertura de inscrições para ...
JOVEM APRENDIZ 2014
Devido à grande quantidade de unidades do SENAC espalhas pelo país, cada uma possui o seu próprio período de abertura de inscrições para o programa Jovem Aprendiz SENAC, principalmente para o ano de 2014.
Caso, você esteja interessado em participar do programa, compareça até a unidade do SENAC mais próxima da sua casa, para se informar a respeito das inscrições e todos os requisitos necessários para participar.
Geralmente, o programa possui a duração de 1 ano e todos aqueles que forem selecionados serão contratados por uma das empresas afiliadas a essa instituição de ensino, fazendo parte assim do quadro de funcionários, porém, como aprendizes.
Dependendo da empresa que o contratar, o aprendiz receberá um salário, além de benefícios como auxilio alimentação, auxilio transporte, entre outros benefícios. Vale lembrar que o programa surge conforme a necessidade de candidatos e de vagas nos programas. No site do SENAC você poderá localizar facilmente a unidade mais próxima de você, para isto basta acessar o site:
www.senac.br/unidades.aspx - no mapa do Brasil que será mostrado na página, clique primeiramente no estado de seu interesse. Você será redirecionado para uma página com todas as unidades do SENAC para este estado e seus respectivos endereços e também telefone, assim, basta entrar em contato e solicitar informações sobre quando as inscrições serão abertas para o Jovem Aprendiz SENAC de 2014.
Celebrações herdadas do cativeiro sobreviveram à Abolição, atravessaram o século e ainda hoje fortalecem a identidade afrod...
ATIVIDADES CULTURAIS
Celebrações herdadas do cativeiro sobreviveram à Abolição, atravessaram o século
e ainda hoje fortalecem a identidade afrodescendente
Festas de jongo, congados, folias de reis, festas de boi, maracatus, cocos, tambores de crioula e sambas de roda – criadas e recriadas pelos africanos e seus descendentes ao longo do século XIX, a presença dessas festas no século XXI desafia todos os prognósticos de folcloristas e intelectuais. A previsão era de desaparecimento, em função das irresistíveis pressões da miscigenação e da modernidade. Como entender hoje a continuidade dessas festas, quando estamos muito longe dos africanos e da escravidão?
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/a-festa-e-dos-negros

Irradiando a luz da liberdade. É assim que D. Isabel é retratada numa das charges após a assinatura da Lei Imperial no 3.353, mais conhecida como Lei Áurea, devido ao seu valor para a sociedade brasileira. Esta é mais uma das inúmeras imagens da princesa veiculadas na imprensa na época, num momento em que estava em jogo a existência ou não do Terceiro Reinado. De fato, a maneira como defensores e detratores do regime retratavam a monarquia poderia determinar a sobrevivência do Império, já que seriam capazes de influenciar decisivamente os rumos tomados pela elite dirigente, bem como o próprio imaginário popular, no que se referia à capacidade da herdeira de tocar os assuntos de Estado. A imprensa, portanto, foi uma arena privilegiada tanto para atacar quanto para defender as ações de D. Isabel como regente.
Em 3 de maio de 1888, a Revista Illustrada, editada no Rio de Janeiro por Angelo Agostini, destacava que “todos compreenderam que à excelsa Princesa se devia um testemunho de apreço, pelo muito que também fez em prol dos cativos”. A união entre as aspirações populares e a atuação decisiva da regente no processo de derrubada do escravismo no Brasil é representada com entusiasmo na publicação de 5 de maio de 1888.
Em 3 de maio de 1888, a Revista Illustrada, editada no Rio de Janeiro por Angelo Agostini, destacava que “todos compreenderam que à excelsa Princesa se devia um testemunho de apreço, pelo muito que também fez em prol dos cativos”. A união entre as aspirações populares e a atuação decisiva da regente no processo de derrubada do escravismo no Brasil é representada com entusiasmo na publicação de 5 de maio de 1888.
A ideia de que a monarquia agia com o intuito de responder às necessidades da sociedade brasileira poderia significar a própria longevidade do regime. Portanto, a nomeação do Gabinete da Abolição, sob a liderança do conselheiro João Alfredo, no lugar do Gabinete Cotegipe – liderado por João Maurício Wanderley, o barão de Cotegipe, associado aos interesses escravocratas – marcou uma guinada política sem precedentes no Segundo Reinado em direção ao fim da escravidão. Além disso, materializou a liderança da regente no comando dos assuntos de Estado. A Illustrada não deixou por menos: o apoio inconteste de D. Isabel ao abolicionismo foi ressaltado em forma de charge, na qual os escravistas aparecem representados pelo Gabinete Cotegipe. Afinal, destituir um político influente como o barão de Cotegipe demonstrava coragem. Após realçar a Falla do Throno de 3 de maio de 1888, o semanário expressa as intenções libertadoras da regente – a responsabilidade que é jogada sobre os legisladores, sugerindo também uma ação mais incisiva do clero na questão abolicionista.
Leia também
|
Por outro lado, grupos republicanos procuravam desvincular o Império do abolicionismo, associando a escravidão à manutenção do regime monárquico no Brasil. Para isso, não eram poupadas críticas a D. Isabel. Em Juiz de Fora, o jornal O Pharol de 29 de maio de 1888, por exemplo, estranha as “estrondosas ovações à Regente?! Para que essas loas entoadas à atual representante da instituição monárquica? É a história quem nos diz que a Monarquia no Brasil manteve-se e prosperou à custa da escravidão dos negros”.
Na escola aprendemos a interagir, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. É onde adquirimos conhecimento e educação
Em 14 de março comemora-se o Dia Nacional da Poesia.
Então você se pergunta, por que a ocasião se daria?
Eu respondo: o poeta Castro Alves aniversário nesta data faria.
Ih, rimou
Para comemorar o Dia Nacional da Poesia, listamos no Blog trechos de algumas obras.
#dianacionaldapoesia #poesia
ACONTECEU NO DIA 11 DE MARÇO 2014
Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite , apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.
Atualmente, algumas escolas e faculdades promovem saraus para estimular o desenvolvimento cultural de seus alunos. Bem como grupos e associações artísticas e culturais.
Hoje em dia, o termo virou uma denominação geral de encontros lítero-artísticos, que podem acontecer também durante a noite, ou em qualquer horário, em lugares fechados ou abertos, com diversas manifestações culturais, inclusive com instrumentos eletro-eletrônicos e equipamentos digitais, mantendo sempre a característica de confraternização.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarau
Com o Jornalista e Escritor: Marcelo Mario de Melo!!!!!
TEMA: CARNAVAL
FREVO E ESCOLHA DO REI E RAINHA
Assinar:
Postagens (Atom)
0 comments: