EREM SATURNINO DE BRITO

Escola de Referência em Ensino Medio

A Escola tem: A atuação da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte está pautada, sobretudo, na execuç...

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A Escola tem:

Segundo Tempo

A atuação da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte está pautada, sobretudo, na execução do Programa Orçamentário Vivência e Iniciação Esportiva Educacional Segundo Tempo.
O Segundo Tempo como Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

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Princípios

Da reversão do quadro atual de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social;
Do esporte e do lazer como direito de cada um e dever do Estado;
Da universalização e inclusão social;
Da democratização da gestão e da participação.


Linhas Estratégicas

Qualificar e ampliar a abrangência do Programa Segundo Tempo
Assegurar a oferta do Programa Segundo Tempo voltado ao público do ensino médio e superior
Oportunizar aos beneficiados do Programa eventos e programações diferenciadas ao longo do ano
Qualificar e aprimorar a gestão do Programa
Qualificar o processo de capacitação de gestores, professores e monitores
Ampliar ações intersetoriais do Programa Segundo Tempo e da SNEED – Rede Criança!
As atividades serão desenvolvidas de forma a possibilitar:
Democratização da atividade esportiva, incentivando o acesso de crianças e adolescentes às atividades esportivas educacionais do Programa, sem qualquer distinção ou discriminação;
Qualidade, fomentando a melhoria da qualidade pedagógica do ensino de atividades esportivas educacionais, principalmente pela oferta contínua de capacitação, de materiais didáticos e esportivos adequados e, ainda, de acompanhamento e avaliações permanentes;
Segurança, incentivando que a prática das modalidades esportivas, no âmbito do Programa, aconteça com monitoramento e resguarde a integridade das crianças e adolescentes envolvidos no esporte educacional;
Liberdade de escolha, permitindo que as crianças e adolescentes atendidos  exerçam sua liberdade de escolha ao decidir pela prática do esporte educacional, optando, no mínimo, pela participação em três modalidades esportivas, de acordo com seu interesse;
Autonomia Organizacional, permitindo que as organizações governamentais e não governamentais interessadas se articulem com estabelecimentos públicos de educação localizados em suas regiões de atuação, objetivando se integrar ao Programa Segundo Tempo;
Descentralização Operacional, permitindo que o planejamento e a implantação do Programa seja executado pelas Instituições regionais ou locais que mantêm contato direto com o público-alvo do Programa e desenvolvem projetos de inclusão social 

Objetivos

Objetivo Geral:
O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Objetivos Específicos:
  • Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;
  • Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade;
  • Desenvolver valores sociais;
  • Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde);
  • Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania).

Resultados Esperados



Impactos diretos:
  • Melhoria no convívio e na integração social dos participantes;
  • Melhoria da auto-estima dos participantes;
  • Melhoria das capacidades e habilidades motoras dos participantes;
  • Melhoria das condições de saúde dos participantes;
  • Aumento do número de praticantes de atividades esportivas educacionais;
  • Melhoria da qualificação de professores e estagiários de educação física pedagogia ou esporte envolvidos.


Impactos indiretos:
  • Diminuição da exposição dos participantes a riscos sociais;
  • Melhoria no rendimento escolar dos alunos envolvidos;
  • Diminuição da evasão escolar nas escolas atendidas;
  • Geração de novos empregos no setor de educação física e esporte nos locais de abrangência do Programa;
  • Melhoria da infra-estrutura esportiva no sistema de ensino público do país e nas comunidades em geral.


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